Planejamento Estratégico foi tema de oficina realizada pela Aci-e

oficina_entendendo_PE (5)

Compreender o que está por trás de um planejamento estratégico eficiente e exequível, capaz de motivar a realização de grandes propósitos, adequados ao tamanho do negócio, foi o tema aprofundado por 12 profissionais que integraram a oficina Entendendo o Planejamento Estratégico.

Realizada pela Aci-e em parceria com o Sebrae, a atividade ocorreu terça-feira e quarta-feira desta semana, no Centro Empresarial Aci-e.

De acordo com o consultor Reneu Hartemink, para compreender e traçar um planejamento estratégico eficiente, é preciso estar atendo a sete etapas: estratégia, negócio, ambiente, direcionadores, objetivos e estratégias, planos de ação e implantação. “O consumidor está sem dinheiro e as ofertas são muito grandes; para se manter no mercado, só com planejamento”, reforça.

Conforme Reneu, às vezes o empresário, o empreendedor, o profissional liberal ou o comerciante, precisa entender que avançar nem sempre significa crescer. “Às vezes é bom manter-se na posição em que se está.”

O consultor explica, ainda, que planejar estrategicamente é a arte de aplicar meios “disponíveis” para atingir os objetivos específicos. As áreas financeira e comercial, segundo ele, são as que merecem atenção especial dos gestores, todos os dias.

 

Níveis de decisão

Na oficina, os participantes conheceram os três níveis de decisão de gestores. O Estratégico, que define os rumos do negócio ou da empresa, e se caracteriza por ser de longo prazo. O Tático, que se refere a todas as áreas da empresa, e se caracteriza por ser de médio prazo; e o Operacional, que tem caráter de execução, é restrito e de curto prazo.

O curso contou com 8 horas aula e compreendeu atividades práticas de análise de cenário e formulação de um planejamento estratégico.

 

Imprensa Aci-e