Câmara dos Vereadores homenageia os 160 anos da ACPA

v

 

A solenidade aconteceu nesta quinta (15), no plenário da Câmara dos Vereadores e foi proposta pelo vereador Adeli Sell

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, nesta quinta (15/02), a Associação Comercial de Porto Alegre pelos seus 160 anos. Proposta do vereador Adeli Sell (PT) a solenidade reconheceu e valorizou os trabalhos prestados à cidade pela ACPA ao longo de seus 160 anos. Participaram pela ACPA, o presidente Paulo Afonso Pereira, o vice-presidente e o presidente do Conselho Superior, respectivamente Zélio Hocsman e Humberto Ruga; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos. A Federasul acompanhou a homenagem através de seu vice-presidente, Alexandre Gadret.

“Para entender o presente, e para construir um futuro, é preciso estudar o passado como ele foi. Faz-se imperioso estudar como foi a formação do nosso comércio, indústria e serviços”, disse o vereador Adeli ao lembrar e contextualizar a história e a importância da Associação Comercial de Porto Alegre. Ele lembrou o engajamento da Associação para a renovação e para o desenvolvimento da cidade, destacando-se casos como o de enchentes, incêndios, sinalização do Guaíba, incentivo às ferrovias, combate ao contrabando e à leniência de governos. “Não é uma mera entidade associativa”, destacou o vereador.

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, agradeceu aos vereadores pela homenagem recebida na Câmara. Destacou que, após muitos anos, a Associação está retomando seu protagonismo. Lembrou que a ACPA foi a quinta Associação criada no país, quando surgiu como Praça do Comércio para regular os valores dos metais comercializados (ouro e prata), além de combater o comércio ilegal.

Pereira ressaltou também que os princípios hoje defendidos pela ACPA são exatamente os mesmos de quando ela foi fundada: defesa da livre iniciativa, do empreendedorismo, da iniciativa privada e do desenvolvimento equânime da sociedade. “Não queremos fazer críticas mas mostrar caminhos para solução dos problemas. Queremos construir pontes para resolver os problem

PUBLICADO EM: 16 de fevereiro de 2018