Tecnologia pode contribuir para retomada do crescimento do RS

23/04/2017 - NOVO HAMBURGO, RS - CAMPEONATO GAÚCHO 2017 - NOVO HAMBURGO  x GRÊMIO. Jogadores  disputam lance durante jogo válido pela semi final do gaúchão 2017. No Estádio do Vale, na tarde deste domingo(23). Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer.

Foto: Itamar Aguiar

A tecnologia e a aposta em inovação podem contribuir para a criação de uma agenda positiva para o Rio Grande do Sul e ter um papel importante na retomada do crescimento do Estado. O entendimento é de três empresários de diferentes segmentos que apresentaram seus negócios durante o “Tá na Mesa”, desta quarta-feira (26/04), na Federasul.  O diretor presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, disse que o terminal realiza investimentos constantes em pessoas, equipamentos e inovação. O resultado é uma infraestrutura, por exemplo, que permite que 100% dos cerca de 1.500 caminhões/dia sejam agendados com antecedência. O terminal opera através dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário. Durante a entrevista à imprensa que antecede a reunião-almoço, ele revelou que foi decidida a suspensão total das atividades nesta sexta-feira, das 7h às 19h, para evitar incidentes em decorrência da greve geral.

O fundador e CEO da 4all, José Renato Hopf, destacou que Porto Alegre e a Região Metropolitana podem tornar-se extremamente digitais e o papel da 4all é contribuir para o desenvolvimento de novas plataformas. Hopf também considera que é importante criar uma agenda positiva para o Estado e frisou que é fundamental  criar empresas para trazer tecnologia para o Estado. A 4all aposta em quatro segmentos a serem explorados: gastronomia, mobilidade urbana, entretenimento e futebol.

Apesar da crise, o diretor executivo de Tecnologia Digital e Inovação do Sicredi, Paulino Rodrigues, disse que está animado com o ambiente de investimentos no Estado e lembrou que “o perfil empreendedor está no DNA do gaúcho”. Rodrigues anunciou que será renovada a plataforma digital do Sicredi para oferecer uma experiência digital diferenciada para seus associados. “O Rio Grande do Sul tem que buscar reposicionametno vocacional e a tecnologia pdoe ser o caminho para uma agenda positiva”, observou.

Homenagem póstuma

Antes da exposição dos palestrantes na reunião-almoço, a presidente da Federasul, Simone Leite, fez uma homenagem ao jornalista Tagliene Padilha, que faleceu nesta semana e atendia a Federasul, destacando o seu exemplo de grande profissional e ser humano.

PUBLICADO EM: 26 de abril de 2017