Tecnologia molda o comportamento do consumidor

IMG_7081 Repensar o modelo de negócio é um dos desafios das gestões contemporâneas que buscam desvendar o  desejo dos consumidores. De acordo com o diretor de planejamento da agência Escala, João Miragem,  as pessoas estão cada vez mais sensíveis e abertas para a criatividade, tanto do varejo como da indústria.  Na palestra “Como o consumidor está impactando o comportamento do varejo mundial: tendência pós  NRF” apresentada no “Tá na Mesa” promovido pela Federasul, ele afirmou que olhar para o futuro é  estabelecer a conexão entre os ambientes On e Off-line. “Ainda são necessárias as relações pessoais e o  contato físico, por isso a melhor estratégia para atrair o consumidor é fortalecer o atendimento nos  dois  universos”, resumiu.

Assim como o mercado, o consumidor atual se reinventou com o auxílio das novas mídias. Hoje, são poucos aqueles que se ocupam com apenas uma atividade. “Geralmente as pessoas estão em vários lugares ao mesmo tempo e se relacionando com outros aspectos da vida”, explicou Miragem. O caminho é rever o modelo de negócio e compreender esse novo comportamento que deixa de ser uma simples relação de compra e venda.

As grandes marcas começam a trilhar caminhos que investem em ofertas e no atendimento personalizado para atender esse consumidor que surgiu, exigindo mais interatividade. Com uma infinidade de canais de relacionamento na palma da mão o certo é investir na relação e usar a acessibilidade como premissa básica. “O que o consumidor quer é ter a vida facilitada com o melhor preço”, pontuou o palestrante.

O conselho de Miragem é de que as gestões não invistam em apenas um canal de comunicação para fidelizar os clientes. “O varejo tradicional entrega ao cliente o que o ambiente on-line ainda não consegue oferecer, por mais que a cada dia apareçam novas plataformas para aquecer o mercado”, enfatizou o diretor da Escala ao informar que o consumidor pesquisa as grandes marcas, mas também o valor dos produtos. Ao concluir, a Miragem apresentou o Phigital, uma nova expressão apresentada durante o NRF, evento organizado pela Federação Nacional de Varejo dos EUA, que representa um só mundo, a mistura entre o digital e o das relações físicas.


Fonte:  Assessoria de imprensa

PUBLICADO EM: 29 de abril de 2015