Disse o prefeito Sebastião Melo durante o Tá na Mesa da FEDERASUL, sobre a situação da saúde na capital
O prefeito espera que o governo do Rio Grande do Sul assuma a responsabilidade pelos atendimentos de média e alta complexidade na área da saúde, que hoje recaem de forma desproporcional sobre Porto Alegre. A afirmação foi feita durante a palestra no Tá na Mesa, evento promovido pela FEDERASUL. Sebastião Melo também falou sobre os principais desafios enfrentados pela Capital. Ele também assegurou que nenhum servidor do DMAE será demitido com a concessão planejada para o órgão.
Antes da fala do prefeito, o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, alertou que o Estado ainda enfrenta as consequências da maior tragédia climática de sua história. Ele ressaltou a urgência de políticas públicas voltadas à reconstrução e pediu sensibilidade por parte do governo federal para não penalizar empresas gaúchas que, mesmo tendo sido beneficiadas com empréstimos do BNDES, enfrentam dificuldades para preencher seus quadros funcionais devido à escassez de mão de obra.

Costa lembrou que a carência de profissionais já era um problema antes da tragédia, e a possibilidade de não preenchimento das vagas foi advertida. “Não é falta de oportunidades, é falta de profissionais”, afirmou. Para ele, o momento exige ações estruturadas e cooperação entre os setores público e privado para superar a crise.
Saúde: destaque da reunião-almoço
A saúde pública da Capital foi um dos temas centrais do encontro. Melo classificou o Sistema Único de Saúde (SUS) como “defasado”, destacando que a tabela de repasses não é reajustada de forma justa há anos. Segundo ele, Porto Alegre é referência em saúde, atendendo praticamente todas as regiões do Estado, o que sobrecarrega as UPAs e hospitais da Capital. “O problema de Porto Alegre não é de gestão, é de dinheiro”, afirmou.
O prefeito também mencionou o colapso do IPE-Saúde, que levou muitos usuários a migrarem para o SUS, agravando ainda mais a situação já pressionada pela pandemia e, mais recentemente, pelas enchentes. Melo afirmou que espera que o governo do Rio Grande do Sul assuma a responsabilidade pelos atendimentos de média e alta complexidade na área da saúde, que hoje recaem de forma desproporcional sobre Porto Alegre.
Educação, tragédia climática e reconstrução
Melo reconheceu os desafios enfrentados pela educação na Capital e disse que pretende zerar a demanda reprimida por vagas na educação infantil. Para isso, anunciou a compra de vagas, inclusive para crianças de 4 e 5 anos, medida recentemente aprovada pela Câmara de Vereadores.

Ao comentar sobre a tragédia climática, o prefeito falou das ações de reconstrução e das medidas de contenção de cheias. Destacou a importância da proteção da bacia hidrográfica do Guaíba, que recebe água de diversos afluentes. Informou que obras em diques estão em andamento, bem como a licitação para o fechamento de comportas. Melo destacou que Porto Alegre conta com 23 casas de bombas e 17 estão equipadas com geradores automáticos para garantir o funcionamento mesmo em casos de falta de energia.
Concessão do DMAE e segurança jurídica
Sobre a modelagem da concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Melo assegurou que a prefeitura continua responsável pela captação e tratamento de água. Garantiu ainda que não haverá demissões de servidores do órgão, ressaltando o papel essencial que desempenham no processo de transição.
Ele explicou que, embora não haja exigência legal, optou, por uma decisão política, compartilhar a decisão da concessão com os vereadores, encaminhando o projeto à Câmara Municipal. Melo encerrou sua participação com uma mensagem de otimismo: “A esperança move o mundo.”
Vitrine
Na Vitrine do dia, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Raquel Cadore, fez um chamado para a 3ª edição da Jornada da Espiritualidade de Encantado, que vai ocorrer no domingo, dia 27. “Uma edição especial que marca um tempo histórico para o Vale do Taquari. Um tempo de reconstrução e renascimento”, disse. O evento tem como tema “Do Vale das Águas ao Vale da Alma”, e está inserido no mês de inauguração do Complexo do Cristo Protetor.

Já o presidente da Ana Mide, Sebastião Ribeiro, convidou para o FIND 2025 – Fórum do Mercado e Indústria Digital. Que será realizado, no dia 29 de abril, na Unisinos, em Porto Alegre. Especialistas de marketing, tecnologia e comunicação se reúnem para discutir o conceito de Brand Formance: a fusão estratégica entre construção de marca e geração de resultados de negócios.
