O RS tem apetite pela inovação

. .

O CEO do 4all mostrou, no Tá na Mesa, a importância de inovar para conquistar mercado e disse que o Estado acordou para o boom da inovação em todos os setores

Mais uma vez a FEDERASUL reafirmou seu desejo de que a educação tenha prioridade de investimentos e que seja colocada como um dos principais valores da sociedade para proporcionar o desenvolvimento do Brasil. Ao reforçar a necessidade de formação de profissionais com as habilidades necessárias para o mundo contemporâneo, o presidente, Anderson Trautman Cardoso, disse que “é uma das formas de reduzir a desigualdade vigente em nosso Pais”. A observação foi feita na abertura do Tá na Mesa, que ouviu o CEO da 4all, José Renato Hopf, que falou sobre Plataformas Digitais, tema que ganhou robustez com o isolamento a partir da pandemia e resultado da preparação profissional a partir da estrutura educacional. “Nosso Estado está se tornando referência nesta área”, revelou Hopf.

Ao lembrar que o modelo de negócio tradicional mudou com a pandemia, o presidente da FEDERASUL enfatizou que todas as empresas que quiserem sobreviver precisam recorrer às novas ferramentas seja para reduzir custos ou para alcançar um número maior de clientes. “Mais do que ampliar a competitividade, transformação digital virou questão de sobrevivência”, disse.

Com o foco em inovação, a FEDERASUL vem ajudando os empreendedores gaúchos a discutir sobre a necessidade de avançar na transformação digital dentro das empresas. A presença da 4all é um reforço para este posicionamento que precisa também de reformas estruturantes para reduzir custos, qualificar serviços e ampliar as entregas do poder público aos cidadãos.

Depois de falar sobre o exemplo chinês na educação que preparou seus estudantes para o mercado de trabalho do século 21, Anderson Trautman Cardoso lembrou que o CEO do 4all deixou uma carreira estável para empreender “virando a chave e construindo o futuro”. Primeiro criou a Getnet e, em 2015, a 4all que agrega a tecnologia que transforma a experiência das pessoas no mundo digital.

Plataformas Digitais

A experiência de Hopf na construção de novos processos de negócios vem de longe. Foi um dos criadores da plataforma do Banrisul, o Banricompras e promoveu a disruptura no ambiente de negócios ao criar a Getnet, que começou com nove pessoas e chegou a 4 mil funcionários. Vendeu a empresa e em 2015 partiu para a nova tendência nos negócios com a construção de plataformas digitais. Aí surgiu a 4all, um hub de tecnologia, onde se constrói o negócio a partir de plataformas.

Disse que o RS é um Estado que incorporou o processo de inovação tanto no setor público como no privado. “O RS acordou e está num movimento interessante pró-inovação, pró-empreendedorismo e com a visão atual de que o ser humano está no centro do processo”. Identificou a importância do processo de educação citando os exemplos da universidade e dos centros tecnológicos e disse que o Estado está vivendo o futuro. “Nossas empresas também estão engajadas e nossos empreendedores tem consciência das mudanças e das transformações”.

O Tá na Mesa teve a participação do diretor de inovação da FEDERASUL, Francisco Hauck, que conduziu as perguntas.

 

 

 

Assista

Se você não conseguiu participar do evento online,
clique aqui e assista pelo Facebook ou Youtube