FEDERASUL reforça sua parceria, ao prefeito, para enfrentar a pandemia e retomar os negócios

. .

Convidado do Tá na Mesa, Sebastião Melo anunciou a privatização da Carris, a quebra de monopólio da Procempa e a mudança do Plano Diretor

A pandemia, que escancarou desigualdades em diferentes pontos da sociedade brasileira, revelou também um processo de relacionamento entre poder público e sociedade. Um deles foi justamente a postura do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de seu vice, Ricardo Gomes, abertos para o diálogo efetivo com os empreendedores da cidade. “Vocês sempre foram sensíveis aos nossos apelos e souberam compreender que não é o setor produtivo que acelera a propagação do vírus”, disse o presidente Anderson Trautman Cardoso, na terceira edição do Tá na Mesa 2021, que trouxe como convidado, o prefeito Sebastião Meto. E ele disse mais: “as últimas três semanas foram prova disso”.

Ao usar o gancho da “retomada” da palestra do prefeito, o presidente da FEDERASUL, sugeriu que além da adoção de medidas que permitam o regular exercício das atividades produtivas, “podemos avançar no estímulo à inovação”. Um dos caminhos citados por Anderson, foi o desenvolvimento de ecossistemas empresariais como a implementação de projetos e experiências que apoiem profissionais da indústria criativa e empreendedores e indivíduos na busca de soluções para os seus negócios e para o mercado o qual estão inseridos.

Anderson Trautman Cardoso também destacou a dimensão “clara” do cenário difícil, mas disse acreditar que “estamos prestes a iniciar um período de transição”. Porto Alegre, lembrou o presidente da FEDERASUL, tem o peso importantíssimo no processo de retomada. “Tudo o que fizemos aqui, reflete no resto do Estado”, concluiu.

Carris, Procempa e Plano Diretor

Em sua palestra, Porto Alegre, 250 anos, tempo de superação e retomada, o prefeito Sebastião Melo anunciou que vai enviar à Câmara de Vereadores o projeto da privatização da Carris. “Estamos preparando”, disse ele, assim como a modernização dos serviços prestados pelo município (especialmente no atendimento de 156 que classificou como “atrasado”). Falou sobre a importância da parceria com o setor privado no embelezamento  da cidade, investindo em prédios e arrumando praças. Disse que o município vai regulamentar a Lei da Liberdade Econômica e apresentou o interesse de quebrar o monopólio da companhia de processamento de dados, a Procempa.

Anderson Trautman Cardoso, presidente da FEDERASUL falando com o Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre e Paulo Afonso Pereira, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) FOTO: ROSI BONINSEGNA

FOTO: ROSI BONINSEGNA

Assista

Se você não conseguiu participar do evento online,
clique aqui e assista pelo Facebook ou Youtube