Bebidas Fruki investe mais de R$ 100 milhões em fábrica de cerveja

. .

Há seis meses no mercado, a marca BellaVista já representa 15% da receita de Bebidas Fruki

Nelson Eggers foi o convidado do Tá na Mesa dessa quarta-feira (10). Crédito das fotos: Rosi Boni

Ao completar 95 anos no mercado, a Bebidas Fruki não para de crescer. Prova disso foi o resultado alcançado em seis meses da marca de cerveja BellaVista, um antigo sonho do presidente Nelson Eggers. Segundo ele, que esteve no Tá na Mesa dessa quarta-feira (10), da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), as vendas da bebida foram 8 vezes maior do que o grupo havia estimado no início da produção.

“Hoje já vendemos mais de um milhão de litros por mês, só de cerveja, não temos ideia do quanto chegaremos quando ficar pronta nossa fábrica”, refletiu. A proposta é que o novo empreendimento seja finalizado em outubro de 2020, na margem da rodovia 386, no município de Paverama. De acordo com Eggers, a previsão inicial é que a fábrica tenha entre 20 e 40 mil m², a partir de um investimento de mais de R$ 100 milhões. “Ainda não estamos em nível competitivo. Não estamos tendo lucro algum com a venda de cerveja, mas estamos indo bem. Os números surpreendem”, comemorou.

Questionado sobre a competição com grandes empresas, Eggers foi objetivo: “é a melhor coisa”. Explicando que empresas maiores são, em geral, mais organizadas e mais sedentas pelo diferente, disse que gosta de aprender com elas para depois usar os mesmos aprendizados para superá-las.

Segundo ele, outro grande segredo para o sucesso é desenvolver uma boa filosofia empresarial, centrada em valores éticos compartilhados por todos os funcionários. Ao falar com carinho dos profissionais que trabalham no grupo, lembrou que é fundamental o crescimento conjunto da empresa e dos funcionários. “Muitos dos que nos ajudaram a fazer a empresa crescer, não estão mais trabalhando conosco, porque não buscaram evoluir, não foram atrás de conhecimento para continuar o trabalho”, lamentou.

Da esquerda para a direita: Fabíola Eggers, Nelson Eggers, Simone Leite e Aline Eggers.

Com mais de 700 funcionários, a empresa familiar está indo para quarta geração no negócio. A próxima a assumir o posto da presidência será Aline Eggers, diretora da Fruki, presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e filha de Nelson. Convidada a subir ao palco pela presidente da entidade, Simone Leite, ela falou sobre a sucessão como um processo natural, apesar dos desafios. “Não posso dizer que estou tranquila, mas estamos bem preparados e alinhados internamente para essa transição”, explicou, ao lembrar que o pai fará parte do Conselho da Bebidas Fruki.

A diretora da Federasul e gerente de Relações Institucionais da Fruki, Fabíola Eggers, também filha do atual presidente da empresa, reforçou ainda que o exercício de empreender não é uma tarefa fácil, mas é preciso paciência. “É muita burocracia, mas não vamos desistir. A gente faz o certo pelo certo e vamos continuar fazendo”, finalizou.

A presidente Simone Leite, ao parabenizar o convidado Nelson Eggers pelos 95 anos da Bebidas Fruki, lembrou da importância em ter exemplos como o dele no Rio Grande do Sul. Reforçou que é fundamental que acreditemos no poder de transformação da sociedade através do trabalho e desejou sucesso aos anos que estão por vir.