Vida leve é um dos segredos da longevidade

. .
Estilo de vida, mais gratidão, menos inveja e nada de mágoas. Esses são os ingredientes fundamentais para uma vida não só saudável, mas longa. Simples lições enumeradas nesta quarta-feira (01), no Tá na Mesa da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), por dois médicos, o cardiologista Fernando Lucchese e o oncologista Gilberto Schwartsmann, e pela coach, Carla Lubisco. O encontro, mediado pela presidente Simone Leite, deu uma pausa nos temas políticos e econômicos e trouxe exemplos de como alcançar o bem-estar para experimentar a felicidade.Os especialistas, cada um em sua área, pregaram um estilo de vida mais simples, mais otimista, aliado a uma alimentação natural e saudável. “Nossa vida é diretamente influenciada pelo meio ambiente e também pelo estilo de vida. Ser feliz, aliar hábitos saudáveis e ter uma vida organizada são os grandes segredos de uma vida”, afirmou Lucchese.Os três convidados foram categóricos ao afirmar que o consumo de sal, aliado ao sedentarismo e à alimentação industrializada, é uma das principais causas de cânceres e doenças cardíacas em todo o mundo. Segundo Carla Lubisco, o segredo está na alimentação. “Temos que criar o hábito de produzir todo o nosso alimento em casa e ingerir muita água. Exercitar-nos e comermos com moderação”, disse a coach.

Para o oncologista Gilberto Schwartsmann, é necessário viver mais cada instante e, segundo ele, “a inveja, a amargura e a raiva só desencadeiam coisas ruins e ainda proliferam toxicidades. Uma vida com bem-estar espiritual transcende a matéria e nos faz ver o nosso redor com outros olhos”, aconselhou.

Entre as informações do encontro sobre estilo de vida está o avanço das pesquisas e tratamentos com fármacos diretamente nas células cancerígenas que estarão chegando na próxima década para proporcionar maior eficácia e um aumento nas chances de cura, com a ascensão da nanociência.

Ta na mesa

Ta na mesa