Jovem Empreendedor

. .

Paixão é a palavra que move a nova geração de empreendedores, apresentada no Tá na Mesa desta quarta-feira (2), pela fundadora do Roubadinhas, Laura Bier; e pelo sócio da JKR Comunicação e Marketing, Rodrigo Hoffmann. Durante o evento, realizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em parceria a Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE POA), os convidados defenderam o empreendedorismo por vocação, a valorização do prazer e a gestão horizontal para o sucesso dos negócios.

De acordo com a empresária Laura Bier, para empreender não basta encontrar uma oportunidade. “É preciso saber explorar esse mercado, encontrar um propósito para o projeto e oferecer uma experiência para o público, que seja gratificante”, revelou. Segundo ela, o Roubadinhas, que começou como uma plataforma digital para apresentar um estilo de vida, hoje é referência em diferentes segmentos, principalmente no meio gastronômico, promovendo eventos e trazendo novidades e promoções através de um aplicativo.

Esse crescimento é justificado pelas boas parcerias e pela busca da verdade em todos os projetos. “Quando tu empreende, tu é empreendedor 24 horas por dia, então precisa ter amor pelo que se faz”, revelou. Defensora do prazer e da união de hobbycom vida profissional, Laura ressaltou que o mercado empresarial está sofrendo uma mudança muito grande no modelo tradicional de negócio. “A ideia de gestão horizontal está muito mais presente nas novas empresas. A proposta de hierarquização de funcionários já não é mais valorizada”, reforçou.

O novo modelo, garantiu Rodrigo Hoffmann, já é uma realidade na JKR Comunicação e Marketing. “Nosso objetivo é que os colaboradores se sintam parte do processo e tenham vontade de ficar na empresa”, observou. Segundo ele, para manter a motivação dos funcionários foi preciso criar um plano de carreira e incentivar o empreendedorismo interno. “Ninguém consegue ser criativo e empreendedor sufocado em uma caixa. Criatividade exige intimidade e liberdade”, explicou.

Com esse modelo pró-funcionário, a JKR já atinge mais de 40 milhões de pessoas, em 190 países, fazendo a comunicação de grandes marcas. “Nossos três pilares são gestão, para canalizar energias e definir estratégias, conhecimento técnico, para dominar nossa área e as oportunidades, e criatividade, para planejar e colocar em prática nossos projetos”, revelou.

Segundo a presidente da Federasul, Simone Leite, o encontro oportunizou uma troca entre gerações, mostrando o grande potencial dos jovens empreendedores. “É uma imensa alegria acompanhar o crescimento dos novos empresários e saber que o mercado está cada vez mais motivado por novidade”, concluiu.