“São em tempos de crise que o associativismo mostra, ainda mais, sua força”, define Simone Leite

Declaração da presidente da Federasul foi dada durante live promovida pela ACI-E. O fortalecimento do regionalismo também pautou o bate-papo

Simone Leite destacando o importante papel do associativismo frente às crises. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O associativismo facilita tudo. Ele organiza vozes, as canaliza, por meio de associações, federações, sindicatos e demais entidades representativas, tornando-se meio decodificador da mensagem de determinada categoria. Foi assim que a própria FEDERASUL surgiu, em 1927, para que empresários gaúchos tivessem voz. Simone Leite, primeira mulher presidente da FEDERASUL, em quase 90 anos de existência, há época de sua eleição, mostrou como deve ser o associativismo, principalmente o exercido pela Entidade que preside: VOLUNTÁRIO. “É ser destemida. Defender e levantar bandeiras. É doar-se e comprometer-se em prol do desenvolvimento econômico e, principalmente, regional”, caracterizou.

Ivandro Rosa, presidente da CIC Vale do Taquari, lembrou que associativismo se faz com democracia e reconheceu o novo posicionamento da Federação de Entidades Empresarias do Rio Grande do Sul, desde sua profunda transformação regimental, que possibilitou, dentre uma das mais importantes, a escolha do presidente da Entidade pelos associados do interior do RS,antes vedado.

O Vale do Taquari, região onde está localizada a cidade de Encantado, é uma importante região econômica do Rio Grande do Sul, pois possui inúmeras indústrias alimentícias e de nutrição animal, além de integrar um dos principais portos do Brasil, o de Estrela.

Apesar da pujança econômica, Simone cobrou dos líderes que reforcem o papel do regionalismo, fronte ao localismo.”A região é importante para o PIB gaúcho, mas não possui representação na Assembleia Legislativa. É necessário que essas entidades se adequem e articulem pelas necessidades da região”, disse Simone.

Participaram do encontro virtual o presidente e a vice-presidente da ACI-E, Rafael Fontana e Cristina Castoldi e a conselheira da Associação junto a Federasul, Renata Galiotto.

Todos reconheceram que associativismo forte se faz com parceria estreita junto ao Poder Público, assim fortalecendo a corrente da cooperação, tornando-se referência representativa.

PUBLICADO EM: 29 de abril de 2020