Reestruturação empresarial um mercado que amadurece

O assunto foi o tema do Meeting Jurídico da FEDERASUL nesta quinta (25)

 

A Divisão Jurídica da FEDERASUL realizou nesta quinta-feira (25) um Meeting Jurídico que teve como tema Investimentos na Reestruturação Empresarial. O evento foi aberto pela coordenadora adjunta da Divisão, Eliana Herzog e apresentado pela coordenadora da Comissão Permanente de Recuperação de Empresas da Divisão Jurídica, Angela Paim. Foram palestrantes Roberto Martins, que atua na estruturação de investimentos em empresas e é CEO da Tarvos Partners e João Medeiros, administrador judicial e especialista em reestruturação de empresas e sócio fundador da MSC advogados.

Os palestrantes acreditam que a reestruturação empresarial faz parte de um mercado em fase de amadurecimento no Brasil e que ainda é vista por muitos empresários com algum receio. Entretanto esclareceram que as atualizações promovidas na lei que disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresarial (Lei 11.101/2005), que passaram a valer a partir de janeiro de 2021 trouxeram muitos benefícios e maior segurança jurídica aos processos.

da esquerda para a direita: Roberto Martins, Angela Paim e João Medeiros

Roberto Martins lembrou que é comum o empresário, principalmente o gaúcho, resistir em buscar ajuda quando sua empresa começa a apresentar dificuldades para honrar seus compromissos. Porém, para se tornar atrativa aos olhos dos investidores é necessário desenvolver um projeto claro e consistente que transmita confiança. Conforme o advogado, isso poderá facilitar sua recuperação através da reorganização da estrutura empresarial e até mesmo evitar a falência.  “Existe dinheiro disponível no mercado, basta que o empresário crie um ambiente seguro para receber investimentos externos”, afirmou.

Em sua manifestação, João Medeiros comentou que muitos empresários preferem acreditar em milagres para evitar uma crise. Assegurou, porém, que não é demérito algum fazer uso da reestruturação pois trata-se de uma ferramenta legal para superar as dificuldades financeiras. “O empresário precisa ter maturidade para tomar uma decisão o mais rápido possível e assim poder salvar sua empresa e não deixar para buscar ajuda quando a crise já estiver instalada”, concluiu.

PUBLICADO EM: 25 de agosto de 2022