Perfil do Presidente

Anderson Trautman Cardoso tem 43 anos e é natural de Soledade, cidade conhecida como Capital das Pedras Preciosas, localizada no norte do Rio Grande do Sul. Filho de uma bancária e de um funcionário público (in Memoriam) mudou-se para São Leopoldo em 1994 para cursar Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduando-se no ano de 1999.

É casado com a estilista Kellen Cardoso e pai das pequenas Aurora (6) e Serena (2). Praticou muito futebol (torcedor do Internacional), surf e skate, mas hoje se dedica ao tênis, quando tem disponibilidade. As poucas horas vagas, atualmente, têm sido prioritariamente dedicadas às filhas pequenas e à esposa. Leitor voraz (um de seus hábitos favoritos), entre seus autores preferidos estão Immanuel Kant, Karl Popper, Edgar Morin, Fiódor Dostoiévski, Mario Vargas Llosa e Érico Veríssimo.

É especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudou, ainda, na Yale University (Management Program for Lawyer) e no INSEAD (Programa de Gestão Avançada, em parceria com a Fundação Dom Cabral), uma das melhores escolas de negócios do mundo.

O novo presidente da FEDERASUL atua em Entidades empresariais há mais de duas décadas, tendo sido vice-presidente Jurídico da FEDERASUL, além de Conselheiro da Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (FECOMERCIO/RS) e integrante do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

É membro da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT), do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e da International Fiscal Association (IFA). Autor de diversos artigos e livros especialmente voltados ao Direito Tributário, entre os quais a obra “Não-cumulatividade do ICMS: dimensão normativa e eficácia”.

Cardoso é um dos sócios fundadores de Souto Correa Advogados, banca de atuação nacional na área do Direito Empresarial. Tributarista, possui reconhecida atuação tanto em consultoria como em contencioso, incluindo Tribunais Superiores. Entre os principais setores que atua estão energia, eletroeletrônico, petroquímica e tecnologia.

PUBLICADO EM: 16 de dezembro de 2020