Painel sobre PPPs destaca oportunidades e experiências positivas

Atividade durante Fórum Estadual de Investimentos destacou cases de infraestrutura

 

O Fórum Estadual de Investimentos trouxe para o palco da FEDERASUL importantes falas e cases sobre Parcerias Público-Privadas, na tarde desta terça-feira (14). Participaram da atividade o deputado estadual Felipe Camozatto, o Secretário de Estado de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, o diretor de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento, Fabiano Dallazen e o ferente de planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima.

 

O deputado Camozzatto defendeu a ampliação das PPPs também para ferrovias, pauta defendida pela FEDERASUL e objeto de uma PEC estadual em nome do parlamentar – a qual foi apresentada durante o Congresso Estadual de Infraestrutura, também promovido pela entidade. Segundo o deputado, a votação deve acontecer ainda neste ano.

Desestatizações para mais infraestrutura

 

Já o Secretário de Estado de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, deu foco para a atuação do atual governo para desestatização de empresas e geração de recursos privados para a infraestrutura do RS.  “É sempre bom lembrar que as privatizações e concessões vão gerar até R$ 50 bilhões em investimentos no Estado/”

Capacidade

 

O diretor de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento, controlador da Corsan, Fabiano Dallazen, demonstrou em números os desafios do setor de sua empresa frente a um contexto de falta de infraestrutura. “Temos 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável. Infraestrutura básica é meio ambiente”, afirmou Dallazen.

“A capacidade do setor privado de operar economiza tempo que a gente não tem para perder”, ressaltou o representante da AEGEA,  que atentou para a importância da iniciativa privada para maximizar a resolução destes problemas.

 

Destaque hidroviário

 

O gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, demonstrou que a capacidade de transporte hidroviário do RS, principalmente pelo porto de Rio Grande tem um grande potencial para as PPPs.  “A iniciativa privada na área de portos já fez sua PPP”, afirmou o executivo.

 

PUBLICADO EM: 14 de novembro de 2023