Debate compôs a programação do Fórum Estadual de Investimentos da FEDERASUL
O primeiro painel do Fórum Estadual de Investimentos da FEDERASUl, “Polo de Inovação”, contou com a participação do secretário Adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub; do presidente do Instituto Agregar (Panambi), Angelim Adams; e de Eduardo Capellari, membro do Conselho de Administração da Aliança Empresarial. A mediação da mesa foi do coordenador da Divisão de Smart Cities da FEDERASUL, Rafael Bechelin.
O secretário adjunto Raphael Ayub apresentou os programas e ações desenvolvidas pela secretaria, como o Inova RS e o Observatório da Inovação. No entanto, ele destacou também a unidade entre vários setores da sociedade para gerar inovação. “Nós temos o entendimento que somente a sociedade civil organizada não consegue fazer, nem somente o governo, nem somente a Academia”, explicou.
Inovação e educação
Já o presidente do Instituto Agregar, Angelin Adams, fez uma apresentação a qual, segundo ele, visava ser “provocadora”, ao dizer que não se pode desconectar a inovação com a qualidade do ensino público. “É decepcionante quando falamos de educação em nosso Estado. Não existe inovação se não existir educação de qualidade”, afirmou Adams.
Eduardo Capellari, da Aliança Empresarial, destacou as iniciativas de empreendedores que se reúnem para gerar ações para inovação pelo Estado. “Todo o movimento que geramos faz parte de um plano de fundo: são 40 anos de decisões erradas que levaram à quase falência do Estado”, destacou.