O valor da ética na tomada de decisões

Evento foi realizado,nesta quarta-feira (22) pela Federasul em parceria com o IBGC

Primeiro encontro dos três programados aconteceu na manhã desta quinta-feira, na Federasul. Foto:Divulgação

 

A Comissão Permanente de Ética e Compliance (COPEC) da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) promoveu na manhã desta quarta-feira (22), o primeiro de três encontros do 1º Fórum Compliance, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O evento contou com a abertura da advogada e membro da Divisão Jurídica da Federasul, Eliana Herzog, que celebrou a parceria com IBGC, colaborando para que o encontro seja uma referência no debate de assuntos relacionados ao tema Compliance.

 

O fórum contou com palestra do membro do IBGC, Marco Antônio Villas Boas, que falou sobre a incorporação de aspectos éticos à tomada de decisão, tema presente na cartilha “Governança Corporativa à Luz do Compliance” publicado pelo IBGC. Villas Boas salientou que os líderes de uma organização exercem a ética de forma correta na tomada de decisões estratégicas quando estas são feitas de forma responsável e consciente, fortalecendo a governança na busca pela excelência. “Os líderes e gestores precisam ter em mente que os valores e as crenças da corporação são essenciais para a tomada de decisões e que o código de ética deve ser aplicado a todos, não apenas aos colaboradores”, afirmou.

 

No encontro também a apresentação da assessora do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Vera Martini Wanner, que falou sobre a implementação de código de ética nas organizações. Vera destacou que essa iniciativa é importante pois mostra de forma transparente o compromisso da empresa e como esta se pautará com o público interno e externo na realização de seus negócios. “O código de ética deve ter linguagem simples e direta, com orientações claras, como por exemplo, a quem o colaborador deve se dirigir e como proceder.”

 

O segundo encontro do 1º Fórum Compliance IBGC/COPEC Federasul ocorrerá no dia 27 de junho, na sede da entidade e o último, em 29 de agosto. O evento é voltado para advogados, executivos e conselheiros com experiência em compliance.

[addtoany]
PUBLICADO EM: 23 de maio de 2019