O potencial do Estado na visão das Câmaras de Comércio

Com a mediação do diretor da FEDERASUL e coordenador do Fórum de Investimentos, Altair Toledo, ocorreu no início da tarde o Encontro das Câmaras de Comércio

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Cleomar Prunzel disse que o principal papel da Câmara, que está presente em 150 países,   é promover as exportações do país e fortalecer as relações bilaterais.  No Brasil, existem três Câmaras Brasil-Alemanha, uma delas no Rio Grande do Sul. Ele disse que o Estado é parceiro estratégico da Alemanha, especialmente no setor energético. Acrescentou ainda que existe potencial para a indústria alemã desenvolver outros setores no Estado como hidrogênio verde, eólica offshore e biogás.

O presidente da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul, Fábio Ciocca enfatizou que vem atuando muito na melhoria do ambiente de negócios entre a Argentina e o RS, visando ampliar potencialidades e buscando o fortalecimento regional. Disse que seu trabalho está alicerçado no fortalecimento das fronteiras diante da importância da circulação de mercadorias nos diferentes modais. Relatou, por exemplo, que por Uruguaiana passaram em no ano passado 270 mil caminhões e por São Borja, mais de 130 mil caminhões no mesmo período.

O representante da Câmara de Comércio Italiana RS Brasil Felipe Olinto destacou que milhões de descendentes italianos estão inseridos no RS, lembrando que a imigração italiana completa em 2023, 150 anos no Brasil. Ressaltou que a Câmara trabalha para a internacionalização de empresas italianas e também pela instalação de empresas gaúchas na Itália, com foco em atividades que possam gerar arrecadação, emprego e renda para ambos os lados. Destacou a excelência dos produtos italianos e que ao se instalarem no RS, muitos imigrantes conquistaram importantes oportunidades de negócios fabricando aqui produtos de origem italiana em decorrência do perfil empreendedor e sua atuação e sua renovação permanente em diferentes áreas de atividade.  Finalizou dizendo que os investimentos italianos no RS estão pulverizados em vários segmentos.

O presidente da Câmara do Comércio dos EUA -AMCHAM Marcelo Rodrigues afirmou que existe um estoque de mais de U$ 130 bilhões de investimentos diretos de empresas americanas no Brasil. Disse que os EUA é o principal importador de exportações industriais brasileiras e que o comércio bilateral superou U$ 120 bilhões em 2022. Adiantou que a inteligência artificial será o grande ramo de negócios com tendência a impactar no próximo ano. Destacou também que a inovação e a sustentabilidade estão muito conectadas nas cabeças dos empreendedores quando pensam em novos investimentos. “Os gaúchos precisam ser ágeis para serem protagonistas nos próximos anos”, complementou.

E, por último, o presidente Regional da Câmara Brasil-Israel, Sebastian Watenberg, disse que tem como meta ampliar o volume de negócios entre o RS e Israel, já que hoje 90% das importações são de fertilizantes. Do Rio Grande do Sul para Israel saem especialmente sapatos e cereais. Considera que o Estado é uma grande oportunidade para Israel, especialmente pelo grande mercado consumidor.  E espera poder trazer para cá novas tecnologias que contribuam para intensificar o volume de negócios e possa resultar na instalação de novas empresas israelenses no RS.

PUBLICADO EM: 14 de novembro de 2023