Com incentivo da ACINP, Miniempresa forma mais uma turma em Nova Petrópolis

Quinze semanas de trabalho, quatro “professores” voluntários, 22 alunos e muito aprendizado levaram à formação da sexta turma do Projeto Miniempresa, realização da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP em parceria com a Associação Junior Achievement do RS e Colégio Estadual Padre Werner. A formatura dos jovens empresários aconteceu no dia 7 de dezembro, no Plenarinho da ACINP, e reuniu autoridades, professores, familiares e amigos em noite de grande comemoração.

Nesta edição do programa, os jovens estudantes do Ensino Médio criaram a miniempresa Luminus S.A./E, que produziu e comercializou luminárias. Durante o projeto, os alunos aprenderam e colocaram em prática todas as etapas de criação de uma empresa, bem como de desenvolvimento, fabricação e comercialização do produto, tendo uma oportunidade única de vivência do meio empresarial. O objetivo do projeto é despertar o espírito empreendedor, capacidade de liderança, responsabilidade e trabalho em equipe.

Para o Presidente da Luminus, Felipe da Silva Gonçalves, “a experiência que tivemos com a miniempresa servirá como base para o mercado de trabalho, pois não aprendemos somente o quão complexa uma empresa é, mas também que o trabalho em equipe é fundamental para a conclusão de um objetivo”.

 

Responsabilidade social

Além de exercer atividades relacionadas aos setores de Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção, os alunos exercitaram também a responsabilidade social, uma vez que todos os valores das obrigações fiscais da miniempresa, recolhidos sobre encargos salariais e impostos sobre vendas, foram revertidos em doação para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis – entidade escolhida pelos alunos. Ao total, R$ 2.071,75 foram repassados à instituição.

Premiações e homenagens

Um dos momentos mais aguardados da solenidade foram as premiações de melhor vendedor e melhor aluno (achiever) da miniempresa. Camila Eduarda Meinerz recebeu o prêmio de melhor vendedora e Felipe da Silva Gonçalves foi eleito o melhor aluno da turma. Ambos receberam um par de calçados da Sugar Shoes, patrocinadora do projeto, como reconhecimento pelo desempenho.

Os alunos também agradeceram e homenagearam os advisers (voluntários) que atuaram nesta edição do programa. Cada um foi presenteado com uma luminária feita pela Luminus, assim como a Sugar Shoes, que recebeu um produto personalizado.

 

Advisers (voluntários): Jonas Becker (Finanças), Mauro Stoffel (Marketing), Jorge Führ (Produção) e Marinete Flores (Recursos Humanos).

Achievers (alunos): Felipe da Silva Gonçalves (Presidente), Camila Eduarda Meinerz (Diretora de Finanças), Darlan Corrêa da Silva (Diretor de Marketing), Édina dos Santos (Diretora de Produção), Kauane Vitória Gosch (Diretora de Recursos Humanos), Angélica Cristina da Silva, Camila Gabriela Gasperin de Oliveira, Camila Schneider da Silva, Daniela Fernandes Hemann, Eduarda Ruhnt Benz, Estéfani Daiane Schaefer, Gregor Yannis Wey, Guilherme Gonçalves, Jéssica Pott, Jordana Kiekow, Kemely Führ Arend, Maico Rafael Sornberger, Maristela Freitas da Rosa, Maysa Thaís Pellenz, Nicole Alessandra Schmitt, Samara Witt e Thaís Silva Guedes.