Meeting jurídico debateu a advocacia e a cidadania

Evento online, com o presidente da OAB RS, Ricardo Breier, tratou sobre as dificuldades que advogados durante a pandemia

O Meeting Jurídico da Federasul recebeu, nesta quinta (27) o presidente da OAB, Ricardo Breier. Ele falou sobre o tema “Advocacia e Cidadania em Tempos de Pandemia”. Com a coordenação do vice-presidente da Divisão Jurídica, Milton Terra Machado, o evento foi transmitido online por redes sociais da entidade e contou com mais de uma hora de duração.

A discussão girou em torno das dificuldades vividas pelos advogados e outros profissionais, ligados ao direito, a partir da suspensão e das restrições na atividade devido à pandemia. O presidente Ricardo Breier citou o fechamento dos tribunais como um dos grandes problemas, o que causou atrasos e demora nos processos, bem como efeito negativo na rotina profissional dos advogados.

A questão tecnológica também foi citada, já que muitas audiências e oitivas passaram a ser online, via transmissão de vídeo, o que fez com que a classe de trabalhadores do direito tivesse que se reinventar e ajustar à nova realidade. Breier viu como positivo o uso da internet nesses processos, o que, segundo seu relato, não evitou que muitos problemas de lentidão e problema de softwares, por exemplo, ocorressem.

Para Breier, inclusive, o uso do E-Proc, software utilizado durante todo o andamento dos processos, é importante. Uma discussão dentro do Conselho Nacional de Justiça teve como objeto o programa e possivelmente, seu fim. No entanto, segundo o presidente da OAB do RS, a entidade atuou para que a decisão não ocorresse.

“Se acontece isso, de eles acabarem com o E-Proc, e o Judiciário recomeçar tudo de novo, seria crise sem limites” contou o presidente. Após, ele citou também os problemas devido a ataques de hackers o que também prejudicou os trabalhos no Judiciário do RS.

[addtoany]
PUBLICADO EM: 27 de maio de 2021