Federasul lança sua Cartilha de Compliance

O documento pretende facilitar a tomada de decisões e contribuir para a aplicação das melhores práticas de ética e governança corporativa

A coordenadora da Divisão Jurídica da Federasul, Letícia Batistela, a Legal and Compliance Manager da Embraer, Marina Lofrano, a coordenadora adjunta da COPEC, Eliana Herzog, e o Chief Compliance Officer da BRF, Reynaldo Goto. Foto: Rosi Boninsegna

Em sintonia com os mecanismos de governança corporativa e gestão, a Federasul lançou, nesta sexta (27) uma Cartilha de Compliance, redigida pela Comissão Permanente de Ética e Compliance (Copec) – um braço da Divisão Jurídica da entidade.

A Cartilha, de 28 páginas, tem por propósito difundir a cultura ética e de integridade, estimulando a atuação no combate à corrupção, bem como contribuir na divulgação do compliance como uma das ferramentas para alcançar os objetivos de ética e integridade, almejados pela classe empresarial.

A ideia da Cartilha, explicam os coordenadores da COPEC, Klyverson Moreno e Eliana Herzog é atuar como instrumento facilitador para a implementação de programas de compliance pelas filiadas. A coordenadora de Divisão Jurídica, Letícia Batistela, lembra que como braço de apoio da Divisão, a COPEC, é um reflexo da coerência, integridade e grandeza da Federasul.

Dividida em nove capítulos, e nove subtítulos a Cartilha traz um glossário para facilitar a compreensão e o manuseio prático, formalizando os termos usados no Compliance. A cartilha se propõe, em linguagem acessível e rápida, facilitar o conhecimento e a divulgação de conceitos básicos da Compliance de forma a aprofundar o tema e adotar os modelos sugeridos.

Ela mostra ainda os pilares do Programa que requer o envolvimento da direção das entidades para sua  implementação. Abre um capítulo sobre avaliação de riscos, passa pelo código de condutas e políticas, controles internos, entre outros e chega na lei anticorrupção e decreto regulamentador. Aborda a lavagem de dinheiro e conclui que a Federasul quer contribuir efetivamente para o fomento da cultura da conformidade e difundir a necessidade real de usar o Compliance para alcançar a perenidade das organizações, dentro dos melhores padrões éticos.

PUBLICADO EM: 27 de setembro de 2019