FEDERASUL conversa com entidades e autoridades de Cachoeirinha

                O presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, falou nesta quinta (28) com as entidades e autoridades de Cachoeirinha sobre projetos à frente da entidade e os posicionamentos. Defendeu as reformas, tanto federal como estadual e reforçou a necessidade de discussão com as entidades filiadas sobre o tema inovação. O encontro virtual, teve a participação do prefeito, Miki Breier, dos vereadores Marco Barbosa e Major Dias, dos presidentes da CIC-Cachoeirinha, Airton Venso e da Associação Comercial, Cleber Soares além de André Campos de Souza, representante regional da entidade, na região Metropolitana e Jacqueline Wichineski, da Divisão Jurídica.

         Ao falar sobre o cenário econômico, Anderson lembrou o ano perdido de 2020 enfatizando a posição contrária da FEDERASUL em relação a decisão do governo gaúcho de fechar a economia. Classificou 2021 como “um ano desafiador” com investimento baixo e lembrou que é preciso “desafogar” o empreendedor para reativar o emprego.

         Falou também sobre as pautas federais como as reformas, especialmente a administrativa “que precisa ser feita para reduzir a dívida pública” e lembrou da reforma tributária e das duas propostas que estão em debate no Congresso: a PEC 45 e a PEC 110. “Ambas com poder de dizimar o setor de serviços no País e afetar os municípios na sua base de arrecadação”.

Na esfera estadual defendeu o apoio às privatizações, lembrou que a manutenção das alíquotas do ICMS na energia, telecomunicações e combustíveis tira a competitividade do Estado e disse que a FEDERASUL vai apoiar o teto de gastos (duodécimo) e a reforma militar, a redução dos tributos e o empreendedorismo.

PLATAFORMA

Inovação será o slogan da gestão de Anderson Trautman Cardoso. A ideia é trazer o tema ao debate do empresariado gaúcho. Para tanto, a entidade vai promover um alinhamento estratégico através de um modelo de plataforma de conexão para unir o universo de 80 mil empresas. A partir da frase de que “inovação é tudo que gera dinheiro novo”, Anderson lembrou que, para iniciar o processo, vamos debater o tema e seus conceitos.

         Através de cursos de ponta a plataforma vai disponibilizar acesso às filiadas e convidados estratégicos nos eventos Tá na Mesa para aproveitar o grande ativo da FEDERASUL que é sua capilaridade. “Vamos conectar as entidades filiadas para levar serviços da FEDERASUL a partir de projetos interessantes junto à Fábrica do Futuro e o Instituto Caldeira”, enfatizou. A plataforma será lançada nesta sexta (29) na primeira reunião de integração da FEDERASUL em 2021, em Osório (virtual).

PAUTAS REGIONAIS

         O presidente do Centro de Indústria de Cachoeirinha, Airton Venso, falou sobre a importância da FENIC – a grande feira da cidade, que será realizada em breve e deu a sugestão, para a Divisão de Infraestrutura da FEDERASUL, para que seja retomada a discussão sobre a ERS-10. Já o presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha, Cleber Soares, lembrou da importância da plataforma de conexão com as filiadas e mostrou interesse em conhecer melhor seu funcionamento.

         O prefeito Miki Breier (iniciando a segunda gestão) alertou sobre a necessidade das reformas serem feitas rapidamente, ainda neste semestre, por causa do “tempo político”. Ano que vem é de eleições, e aí tudo fica paralisado. Ele lembrou que as mudanças que promoveu em Cachoeirinha foram feitas logo que assumiu, em 2017. “Fizemos uma reforma administrativa que reduziu o gasto com a folha de 67,8% para 54,5%”.

        

[addtoany]
PUBLICADO EM: 28 de janeiro de 2021