Institucional

No dia a dia das organizações a administração de conflitos é uma das atividades que envolve grandes desgastes e altos custos, principalmente quando a discussão é encaminhada à justiça estatal. Recorrer ao Estado para a solução de conflitos, entretanto, não é a única solução. A mediação e a arbitragem estão cada vez mais ganhando espaço nas sociedades modernas, sendo métodos privados de solução de conflitos que garantem aos seus usuários resultados céleres, eficazes e, portanto, mais econômicos.

Apostando nessas ferramentas, a Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF), instituída em 2003 e reinaugurada em 2011, disponibiliza aos empresários a administração segura dos procedimentos extrajudiciais de solução de conflitos, submetidos aos seus Regulamentos, de acordo com a legislação vigente.
A Câmara de Arbitragem da FEDERASUL é filiada ao Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), reconhecida instituição Arbitral no âmbito nacional e internacional, e participa ativamente dos debates e eventos propostos, atualizando-se sobre projetos e alterações legislativas, jurisprudências e cases de referência. Também é filiada à rede da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que abrange todo o território nacional, integrada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A CAF ainda realiza eventos, com consagrados e experientes palestrantes, como o “Dia Gaúcho da Arbitragem”, bianual, e o “Café Negócios & Arbitragem“, bimestral, com o objetivo de contribuir para o meio acadêmico e auxiliar na formação e atualização dos profissionais interessados no tema.

Presidente

Gabriela Wallau

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito pela PUCRS. Advogada Professora adjunta de Direito Empresarial na graduação e pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. Membro do Conselho Editorial da Revista VoxLex de Direito Civil e Processual Civil. Membro da Rede Colaborativa CISG Brasil. Mentora no programa Women in Law Mentoring Brazil. Orientadora das equipes da PUCRS para as principais competições nacionais e internacionais de arbitragem e mediação empresarial (Vis Moot, FDI Moot e CAMARB). Presidente da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF) e Diretora da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL).

Diretores Executivos

André Estevez

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advogado. Professor adjunto de Direito Empresarial na graduação e pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador da Especialização em Direito Empresarial da PUCRS. Professor convidado na graduação e na pós-graduação, desde 2008, em diversas instituições de ensino (UFRGS, UNISINOS, Uniritter, FMP, Ulbra, URCAMP, entre outras). Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF). Sócio do escritório Estevez Advogados.

André Jobim de Azevedo

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Direito Processual Civil (PUCRS) e Direito Internacional Econômico (UNISINOS). Advogado e parecerista. Professor adjunto de Direito Processual Civil e Direito do Trabalho na da graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 1990. Professor Visitante de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor Visitante de pós-graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Ex-presidente e membro do Conselho de Presidentes da Sociedade de Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul – SATERGS. Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS. Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF) e Diretor da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL). Sócio do escritório Faraco de Azevedo Advogados.

Fabiano Zouvi

Mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra – Portugal. Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Extensão em Direito Societário pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Fusões e Aquisições pelo INSPER/SP. Advogado. Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS. Associado honorário do Instituto de Estudos Empresariais – IEE. Conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Vogal da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (JUCIS/RS). Diretor da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Diretor Executivo da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL (CAF) e da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL). Sócio do escritório Berger, Simões, Plastina e Zouvi Advogados.

Secretário Geral

Guilherme Carneiro Monteiro Nitschke

Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), com tese aprovada com distinção, louvor e recomendação para publicação, e eleita a melhor Tese de Direito Civil de 2018. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advogado, possui grande experiência em arbitragem doméstica e internacional, tendo já atuado nas principais câmaras brasileiras e internacionais. Trabalhou em Dechert (Paris) LLP na equipe de arbitragem internacional (2015). Professor em cursos de pós-graduação, e autor de artigos e livros nas áreas do direito civil e da arbitragem. Diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) para o triênio 2018-2021. Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS. Membro da Comissão de Direito e Prática Comercial da ICC e de outras instituições nas áreas da arbitragem e do direito privado. Sócio de Contencioso e Arbitragem em TozziniFreire Advogados.

Conselho Superior