FEDERASUL apresenta cronograma de ações unificadas nas Jornadas de Integração

Documento lista as demandas mais efetivas dos empreendedores de todas as regiões do Estado bem como as datas e estratégicas prioritárias para desenvolvimento

 

A FEDERASUL apresentou, nesta quarta (12), na sua reunião de integração aos seus vice-presidentes regionai,  empreendedores e filiadas, um cronograma e plano de ações para fomento da economia gaúcha. O documento conta com dezenas de pautas unificadas das entidades filiadas à entidade, em níveis macrorregionais e locais, bem como as datas ou a partir de quando serão realizados os encontros visando articular as forças necessárias.

As demandas foram ouvidas diretamente de líderes empreendedores de ACI’s de todas as regiões do RS ao longo de oito reuniões de integração, ocorridas de janeiro a abril deste ano. Segundo o documento apresentado, as reuniões “objetivaram identificar as soluções necessárias pelo prisma dos empresários que são lideranças em suas regiões, experientes na gestão de negócios, análise de cenários e de busca de oportunidades locais.” O presidente da FEDERASUL Anderson Trautman Cardoso deu as boas-vindas aos quase 50 empresários presentes na reunião.

Ele salientou a importância da interlocução da FEDERASUL junto aos empresários durante as reuniões, de modo que a capilaridade da entidade possa efetivamente auxiliar na recuperação da economia do RS no pós-pandemia. Também falaram na parte inicial os vice-presidentes Rodrigo Fernandes de Sousa Costa (Integração), Rafael Goelzer (Micro e Pequenas Empresas) e Antonio Carlos de Carvalho Bacchieri Duarte (Infraestrutura).  

Ao longo das seis páginas , o plano apresenta obras de infraestrutura que dependem de recursos federais, estaduais, além de parcerias público-privada e privatizações. O presidente e seus VP, ao longo de todas as reuniões sempre ressaltaram a garantiram que a entidade lutará para que essas pautas se tornem realidade, de acordo com sua factibilidade. Para isso, o plano delimita que:

“Neste modelo de Jornadas de Integração, a diretoria da FEDERASUL participa do debate das pautas apresentadas, sugerindo estratégias e colocando-se à disposição para abertura dos contatos políticos, para colocar seu peso institucional na defesa das pautas regionais, propiciando a interação entre empresas e voluntários privados interessados na implantação das políticas e fazendo uso de sua credibilidade e espaço nos meios de comunicação para colocar luz sobre problemas, gargalos e oportunidades que devem ser enfrentados.”

 

Após, o espaço foi aberto para comentários de alguns líderes de filiadas  como Lídia Linck Lagemann, presidente da ACI de Santa Rosa,  que apresentou as ações que a associação vem se empenhando ao longo da pandemia, o que foi saudado pelo presidente  AndersonTrautman Cardoso. A reunião ainda contou com uma exposição do gerente de Relacionamento com Poder Público da RGE, Fabio Calvo, o qual foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a atuação da concessionária na questão energética, uma assunto sempre presente ao longo das reuniões de integração.

Finalizando o evento, o vice-presidente de Economia, Fernando Marchet, apresentou um relatório sobre a situação econômica do Estado, do Brasil e do mundo frente à pandemia, o que é regular dentro das reuniões de integração.

O material da Jornada, compilado, com os principais pleitos de cada uma das oito regiões, será agora entregue ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (em seguida será disponibilizado no site da entidade).

[addtoany]
PUBLICADO EM: 12 de maio de 2021