Falta mão de obra capacitada em tecnologia no Brasil

São 350 mil vagas em aberto por ausência de especialização, disse o líder da Dell no Tá na Mesa onde falou sobre a tecnologia na retomada pós-pandemia

Sair da era das cavernas para o espaço deixou gargalos com potencial de  impedir a retomada do desenvolvimento econômico no pós-pandemia. Um exemplo está nas 350 mil vagas abertas na área de tecnologia que não estão ocupadas por falta de mão de obra especializada, ironicamente, num País de 15 milhões de desempregados. A saída? Investir na inclusão digital, um tema que precisa estar na pauta de governos através da adoção de políticas para capacitar os jovens.

Este foi o recado deixado pelo líder da Dell Technologies do Brasil, Diego Tomasetto Puerta ao falar, nesta quarta (21), no Tá na Mesa, da FEDERASUL, sobre “A Tecnologia na recuperação econômica pós-pandemia”. Puerta exemplificou a importância da capacitação no número de talentos que a Dell Brasil exporta para as outras Dell no mundo: “são mais de 100”, disse.

O convidado da FEDERASUL reforçou, mais uma vez, a pauta inovação eleita pela entidade para conscientizar sobre a necessidade das empresas se adaptarem à nova economia. “Hoje vivemos não apenas uma era de mudanças, mas uma mudança de era”, disse o presidente Anderson Trautman Cardoso. A lição deixada pela crise, conforme explicou, passa pela inovação. “Para sobreviver as organizações e as pessoas precisam inovar”, destacou.

A tecnologia vai contribuir para evitar um colapso ainda maior na economia, disse Puerta. “Por esta razão que os desafios são enormes”. O líder da Dell no Brasil citou exemplos lembrando que no curto prazo a pandemia forçou uma adaptação enorme onde a tecnologia estava no centro da questão.

Ele disse que estão chegando grandes transformações como a nova tecnologia do 5G que vai estabelecer uma nova fronteira, trazer respostas rápidas e extraordinários ganhos de produtividade além de provocar mudança de comportamento do consumidor.

Também destacou a forma híbrida de trabalho como exemplo da pandemia. “O trabalho deixou de ser um lugar”, disse. O líder da Dell Brasil falou também da importância dos empreendedores. “O mercado brasileiro precisa de empreendedores”, disse. “São eles que nos entregam inovações”.

O Tá na Mesa virtual, transmitido pelo site e canais do YouTube e Facebook da FADERASUL foi coordenado pelo presidente Anderson Trautman Cardoso que convidou o diretor de Inovação, Francisco  Hauck, para conduzir as perguntas ao convidado.

PUBLICADO EM: 21 de julho de 2021