Dilma reúne ministros no Planalto para definir plano de exportações

Em janeiro deste ano, ao tomar posse, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, anunciou que o governo adotaria série de medidas para incentivar as exportações. À época, ele não detalhou as ações do plano, mas disse que o pacote seria “arrojado” e teria “ampla” participação do setor privado na elaboração.
Conforme a Secretaria de Imprensa da Presidência, participaram da reunião desta quarta, além de Dilma e Armando Monteiro, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Kátia Abreu (Agricultura). O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também participou do encontro.
Em 15 de abril, a presidente se reuniu no Palácio do Planalto com o Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), grupo composto por empresários e vinculado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão formado por sete ministérios, presidido pelo MDIC.
Após o encontro, Armando Monteiro falou a jornalistas no Salão Leste do Palácio do Planalto e disse que o plano seria anunciado em “alguns dias”. O ministro afirmou que, na reunão, Dilma apresentou aos empresários os “pilares fundamentais” do pacote de medidas. Segundo ele, no encontro também o setor privado aprovou as “premissas” do plano.
De acordo com o ministro, esses “pilares” são o acesso “amplo” a mercados novos, créditos para exportação com seguros e garantias, adoção de medidas de facilitação de comércio, adoção de medidas de inteligência de exportação e melhoria de instrumentos para exportação.

Fonte: G1 Economia

PUBLICADO EM: 25 de maio de 2015