Cumprir à risca as práticas comerciais é primordial no sistema Compliance

O assunto foi discutido, nesta sexta (27) no Meeting Jurídico da Federasul, que aproveitou a reunião para lançar sua Cartilha de Compliance

Meeting Jurídico realizou painel com os especialistas em compliance Marina Lofrano e Reynaldo Goto, e mediação da coordenadora adjunta da COPEC, Eliana Herzog. Foto: Rosi Boninsegna

Além de marcar o encerramento do I Fórum Compliance da Federasul, o Meeting Jurídico, desta sexta-feira (27), marcou o lançamento da Cartilha de Compliance da entidade, redigida pela Comissão Permanente de Ética e Compliance (COPEC), que promoveu o Fórum em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Com o tema “Compliance – Dilemas e Perspectivas”, o painel, mediado pela coordenadora adjunta da COPEC, Eliana Herzog, recebeu a Legal and Compliance Manager da Embraer, Marina Nassif Lofrano Pereira, e o Chief Compliance Officer da BRF, Reynaldo Goto.

Durante o painel, ambos destacaram que o controle rígido sobre as transações comerciais realizadas pelas empresas com seus clientes e fornecedores deve utilizar as melhores técnicas para ser efetivada. “Se você não entender o mecanismo dos controles transacionais poderá deixar passar algo que possa gerar complicações com a lei. Precisamos ter esse cuidado pois o caixa 2 está presente em nossas vidas em formas que nem pensamos. Um exemplo é o próprio fato de que não cobramos emissão de nota fiscal ao comprar uma garrafa de água na rua”, ressaltou Reynaldo Gotto.

Marina Lofrano, por sua vez, também afirmou que a equipe responsável pela execução do sistema de Compliance não está imune a erros e que o caminho a ser seguido é o do aperfeiçoamento constante. “Na Embraer, realizamos treinamentos de forma recorrente e oferecemos aos participantes premiações e brindes como incentivo”, disse.

A mediadora do painel, Eliana Herzog, agradeceu aos palestrantes pela disponibilidade em compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. “Tenho certeza que todos nós saímos mais aliviados e fortalecidos para encarar os complexos desafios dessa área”, afirmou. Os painelistas aproveitaram para elogiar a iniciativa da Federasul em lançar a sua cartilha de Compliance e frisaram que ela é a base a ser seguida pelo empresário para implantação sistema de Compliance em seu negócio.

PUBLICADO EM: 27 de setembro de 2019