Cidades-sede de Entidades filiadas à FEDERASUL integram rol internacional de Destino Sustentável

Lista composta por 100 cidades requer a observação de 15 critérios de sustentabilidade e boas práticas. No Rio Grande do Sul foram selecionadas Canguçu e Rolante, que participam do DEL Turismo

Rolante, no Vale do Paranhana, e Canguçu, na Região Sul do estado, conquistaram destaque conferido pela fundação holandesa Green Destinations. As cidades tiveram suas ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19, bem como as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19 avaliadas. Foram analisados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, turismo, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

Além de municípios gaúchos, foram selecionados como Destino Sustentável: Forquilhinha (SC) Gaspar (SC), Parnamirim (RN), Rio Negrinho (SC) Rolante (RS), São Miguel do Gostoso (RN), Schroeder (SC) e Tibau do Sul (RN).

Os Top 100 tem como objetivo mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas como exemplos inspiradores para outras cidades. Participando do ranking, os destinos se beneficiam da participação usando a plataforma on-line do Padrão Green Destinations, que ajuda a melhorar a sustentabilidade do turismo, criar apoio da comunidade local, fortalecer parcerias e tornar o turismo mais lucrativo e atraente do ponto de vista da experiência do visitante.

A FEDERASUL parabeniza suas filiadas ACISA, de Rolante/Riozinho e ACICAN, de Canguçu pela importante e honrosa certificação.

Sobre o DEL Turismo

Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

Rede DEL Turismo

A Rede DEL Turismo foi formada em meado de 2019. É uma plataforma de diálogo por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos visando o fortalecimento do Turismo. Consiste em uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN), a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw), da Alemanha e a Fundação Green Destinations (GD) da Holanda.

[addtoany]
PUBLICADO EM: 6 de outubro de 2020