CIC Teutônia constitui Núcleo de Mulheres Empreendedoras

Mais de 50 mulheres participaram do encontro de sensibilização e apresentação do 1º Núcleo de Mulheres Empreendedoras da CIC Teutônia. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (18), na sede da entidade, e contou com palestra da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, ex-presidente da entidade estadual, professora e empresária, Simone Leite.

O Núcleo tem como objetivos fomentar o empreendedorismo feminino, fortalecer o crescimento pessoal, profissional e de liderança, com participação ativa, apoio mútuo e troca de experiências. “Entendemos que empreender hoje em dia é um desafio, seja no espaço em que nos encontramos, na conciliação de ser mulher, empreendedora, esposa e com filhos. E, por isso, estar em um grupo para compartilhar, aprender e dividir é fundamental”, destaca a primeira postagem na página oficial do Núcleo no Instagram (@empreendedorascicteutonia).

Maiquéli Josefiaki, vice-presidente do Comércio da CIC Teutônia, coordena os trabalhos do projeto. “A organização do Núcleo já vinha sendo pensada há algum tempo. Vamos realizar um trabalho especial de estímulo ao empreendedorismo e à liderança feminina, potencializando o crescimento pessoal e profissional das mulheres com o compartilhamento de conhecimentos e diferentes experiências”, destaca, incentivando a participação das mulheres.

Ainda integram a coordenação do Núcleo Camila Brunetto, Gicele Mylius, Luciana Brune, Larissa Scherer, Mariza Wolf, Rochele Scopel e Elisangela Schneider Wiethölter.

Como participar

Para participar é necessário ser associada à CIC Teutônia e estar disposta a se envolver ativamente nos encontros mensais, sempre na segunda quarta-feira do mês, das 7h30min às 9h30min. A mensalidade é de R$ 20,00, investimento que será aplicado na manutenção das atividades e diferentes iniciativas do Núcleo. “As participantes podem ser associadas que tenham sua própria empresa ou atividade autônoma; ou lideranças femininas dentro de empresas associadas à CIC”, explica Maiquéli.

Mais informações podem ser obtidas junto à CIC Teutônia, pelo telefone (51) 99250-1992 ou na página do Núcleo no Instagram (@empreendedorascicteutonia).

Palestra

“Empoderadas, visionárias e protagonistas: assim são as mulheres que desafiam limites e constroem legados” pautou a palestra de Simone Leite no primeiro encontro do Núcleo teutoniense. Ela apresentou cronologia que mostra a desigualdade histórica entre homens e mulheres em termos de direitos; trouxe relatos das suas vivências, falando dos desafios e do quanto o machismo esteve e ainda está presente no ambiente dos negócios; e buscou encorajar as mulheres a mostrarem a importância do trabalho de fortalecimento da liderança feminina. Ainda explicou os objetivos deste trabalho e a metodologia dos núcleos, que visam incentivar a troca de experiências entre empreendedoras e buscar soluções para as suas diferentes demandas nos negócios

Os núcleos de mulheres foram idealizados por Simone no Estado e, atualmente, já são 68 em todo Rio Grande do Sul. “Cada núcleo cria suas regras, mas a recomendação da Federasul é que cada um tenha, no máximo, entre 35 e 45 integrantes, para conseguir cumprir os objetivos estabelecidos e propiciar a participação de todas, além do desenvolvimento pessoal e profissional das associadas. Por isso, as entidades podem criar mais núcleos se o número de interessadas for maior. Há várias CICs que já possuem dois núcleos de mulheres”, concluiu.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Luciana Brune

PUBLICADO EM: 24 de janeiro de 2024