Chilenos querem ampliar as relações comerciais com o RS

Na primeira visita oficial ao Brasil, o embaixador do Chile Jaime Gazmuri desembarcou em Porto Alegre com a missão de ampliar as relações comerciais com o Rio Grande do Sul. Recebido pelo vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e representante da presidência da Federasul, Regis Conte, a comitiva chilena apresentou o projeto de uma rodovia que visa incrementar as exportações e importações, que no último ano ficaram na casa dos US$ 350 milhões e US$157 milhões, respectivamente.
Para expandir o comércio, o projeto da nova via pretende levar os produtos gaúchos de Porto Alegre até a cidade de Mendoza, na Argentina. De lá, os produtos seguem em direção à região de Coquimbo, no Chile. “A partir do nosso Porto, no oceano Pacífico, os produtos podem chegar aos mercados asiáticos”, apontou o embaixador Gazmuri. A proposta inicial dos chilenos é de que seja organizado um grupo de trabalho com representantes e investidores dos três países para avançar no detalhamento do projeto.
Na foto (da esquerda para direita) estão o vice-presidente da ACPA, Zelio Hocsman, o membro do conselho Superior da ACPA, Joal Teitelbaum, o vice-presidente da ACPA, Régis Conte, o embaixador do Chile, Jaime Gazmuri, o cônsul Geral do Chile em Porto Alegre, Eduardo Bunge, o vice-presidente da Federasul, Paulo Afonso Pereira, a representante da cidade de Coquimbo, Pauline Castillo, o representante do ProChile, Álvaro Camargo e o coordenador das relações consulares e diplomáticas, Dilmar Portela.

Foto: Renato Albasin

PUBLICADO EM: 28 de setembro de 2015