Bem-vindos! Estamos em casa!

Na quinta-feira, 07 de dezembro, a Federasul inaugurou sua sede no quarto andar do Palácio do Comércio.  Dentro da programação dos 90 anos da entidade, a presidente Simone Leite recebeu, pela manhã, os jornalistas e de noite os convidados que conheceram a sede da entidade.

A seguir e, na íntegra, o discurso feito pela presidente à noite, na festa de inauguração.

07/11/2017 - Porto Alegre, RS, BRASIL - RENASCER AOS 90 ANOS, NOVA SEDE DA FEDERASUL (Federação de entidades empresariais do RS). Inauguração do novo espaço e comemoração dos 90 anos. A presidente Simone leite, durante sua fala. Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer.

Queridos amigos,

 

Neste dia tão especial, onde comemoramos os 90 anos de nossa entidade inaugurando uma nova sede, gostaria de repetir uma palavra pela qual temos lutado a cada dia de nossa gestão. Uma palavra que foi lançada como um desafio para esta diretoria, uma provocação para nossas filiadas em cada viagem ao interior que fazemos.

Esta palavra é PERTENCIMENTO!

Bem-vindos! Estamos em casa!

Pertencemos a este lugar porque ele representa um modo de vida. O modo de vida que escolhemos: um lugar que recebe pessoas que trabalham voluntariamente por causas nobres. Pessoas que atravessam o Estado em busca de uma realidade melhor, dispostas ao embate com o que está errado ao enfrentamento dos problemas que a todos afligem. Pessoas dispostas a fazer a diferença, que optaram por ser uma pequena parte de um grande projeto ao invés de donas de uma ideia que não se realiza.

Uma nova casa para novos líderes! A casa dos empreendedores, do associativismo, da luta pelo bem comum, onde se exerce a cidadania com os valores da classe produtiva. Uma nova casa para o Futuro de uma entidade que completa 90 anos de história e se orgulha de um passado grandioso.

De Bagé para Porto Alegre, do casarão para o Palácio do Comércio muitas páginas foram escritas.

Imaginem os senhores que há 90 anos empresários do Rio grande do Sul identificaram que juntos são mais fortes e que a essência do empreendedorismo é ter paciência, perseverança e permanecer unidos.

Imaginem a vida há 90 anos… precisamos fazer um exercício para imaginar a relação de trabalho, o desafio da matéria-prima, a logística, o consumo, as transações financeiras… conseguiram?

Pois é, nesta época, homens visionários criaram a FEDERASUL integrados na consciência de que juntos são mais fortes. Muitos homens e algumas mulheres se juntaram ao longo dos anos e permanecem até hoje construindo essa história, de lutas e conquistas, sempre buscando ambiência para quem empreende.

É importante lembrar que desde sempre o caráter associativista da entidade, garantiu sua independência, retirando qualquer hipótese de constrangimento na defesa de nossos princípios. 

Temos liberdade para elogiar ou para criticar qualquer governo e sistemas, e o fazemos orientados por valores que visam o bem comum.

A representação empresarial deve ser antecipada por um rito que inicia com a liderança, passa pela ética, conjuga-se com a informação, reprisa a seriedade e encerra com a determinação de representar um segmento e seguir em frente em nome de muitos nomes anônimos.

Fazemos isso há décadas mas, em algum momento do passado recente, por algum motivo que não cabe aqui discorrer, a sociedade começou a se omitir e a grande maioria dos empreendedores se tornaram um pouco mais individualistas, mais voltados para os próprios negócios, menos preocupados com as causas coletivas.

No Brasil, grandes empresários misturaram seus interesses particulares com o poder político e sujaram as mãos no maior escândalo de corrupção da história brasileira.

A omissão e o desinteresse pelo que é público foi um fenômeno que percorreu todos os cantos deste país. No Rio Grande do Sul, por longas décadas fechamos os olhos para a má gestão pública, para privilégios e direitos distribuídos para poucos em detrimento de todos, para hostilidade cada vez maior com quem trabalha e produz.

Nós, enquanto sociedade gaúcha, terceirizamos a responsabilidade por nosso destino.

Deu no que deu! Chegamos onde estamos porque precisávamos de mais lideranças ocupando os bons espaços de decisão e na ausência destas, muitos deles foram ocupados por quem se dispôs a fazer o que fosse preciso para lá permanecer.

A FEDERASUL exerce seu papel histórico resgatando para o Rio Grande valores que em algum momento se perdeu.

E que momento reservou a história do Brasil para os 90 anos da Federasul!

Um país que precisa se reerguer dos escombros da corrupção, da má gestão dos recursos públicos, de privilégios que precisam de reformas para que todos desfrutem de um pouco mais de qualidade de vida.

Um país e um Rio Grande com enormes desafios, com resistências enraizadas de quem precisa manter o status quo.

São tempos de mudança! A transformação virá! Cabe a nós, com tantas novas lideranças, saber que papel queremos ter, quão profunda será a evolução que pretendemos. Está em nossas mãos!

Para um país e estado que precisam renascer, chegamos aqui, preparados para este novo momento.

Em 2016, inspirados pela gravidade da crise, iniciamos um novo capítulo da nossa historia. Diz o ditado que se a palavra emociona, o exemplo, arrasta.

Na esteira das transformações, precisamos reforçar a coerência entre as práticas e o discurso, onde as entidades que nos representam sirvam cada vez mais de exemplo daquilo que pregamos.

Desde a iniciativa em finalmente fazermos a independência entre a Associação Comercial de Porto Alegre e a Federasul, ao enfrentamento das contas da entidade para atingirmos o superávit financeiro até a reforma para um estatuto mais democrático e participativo. A eleição direta da presidência, a entrega de uma nova sede, que atenda os anseios e expectativas dos novos empreendedores. Esses são exemplos do quanto nos preparamos para este momento!

A FEDERASUL renasce aos 90 anos!

Gandhi nos inspira com suas palavras: “Você nunca sabe quais resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.

Uma revolução de ideias e concepções se aproxima! A sociedade rejeita as velhas práticas, uma nova postura vem contagiando os atores da transformação O discurso fácil esbarra na realidade.

É o encontro do mundo real com o mundo de faz de conta.

Este é o porte do desafio que nos aguarda!

Hoje inauguramos um espaço destinado ao associativismo voluntário, para os mais nobres valores à serviço do Rio Grande, um lugar onde se valoriza o trabalho bem feito, a busca por excelência, a produção honesta e a moralidade nas relações: fortes crenças da classe produtiva. Um ambiente para empreendedores que, além de gerar riquezas, estão engajados no resgate de um futuro grandioso para os gaúchos.

Eu falo de cada um e de todos nós, homens e mulheres que escolheram estar aqui nesta noite.

Meus amigos,

Fernando Pessoa já nos disse:

“Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas
que já têm a forma do nosso corpo
e esquecer os nossos caminhos
 que nos levam sempre aos mesmos lugares.
 É o tempo da travessia
 E se não ousamos fazê-la
teremos ficado para sempre
à margem de nós mesmos.”

Vivemos, neste momento, um período diferenciado e singular nas nossas entidades. Os próprios empreendedores estão num momento especial e escolhendo novos caminhos para serem mais atuantes em suas comunidades.

Nós, da Federasul, defendemos o engajamento cívico  da classe produtiva, na busca de soluções nas políticas públicas, ocupando espaços de decisão com os valores de quem produz. Não é mais possível e nem correto terceirizarmos a responsabilidade. É fundamental participar mais, ajudar nas decisões, aceitar os desafios e sairmos da zona de conforto para integrar um projeto em favor do futuro.

Por esta razão, no aniversário de 90 anos da FEDERASUL, a mensagem é a de que precisamos ser ativos e trabalhar em prol dos nossos ideais se quisermos um ambiente mais empreendedor e com mais qualidade de vida para todos. Celebramos o passado de realizações associativistas conscientes da responsabilidade que o presente nos trouxe: a hora é agora!

Precisamos, com fé, coragem e determinação, resgatar um futuro decente para terra que tanto amamos.

Querido presidente Humberto Ruga, está chegando a hora de descerrarmos a placa de inauguração .

Cito o Padre Antonio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”.  Obras como esta que nos acolhe: a nova sede da FEDERASUL.

Entregamos hoje um espaço MODERNO, TRANSPARENTE E DEMOCRÁTICO

E isso foi possível porque sonhamos, ousamos e trabalhamos duro pra concretizar esse sonho…

Com Grandes Parceiros as Conquistas se revelam!

Obrigada Cesar Leite, Fernando Marchet e Hermes Gazola por acreditar no nosso propósito. Obrigada presidente Gonzaga do Banrisul por confiar no nosso trabalho e na entrega de resultados.

Obrigada Paulinho Peres, tu fostes incansável e muito talentoso;

Obrigada Anderson Cardoso, Paulo Geremia e Sebastião Ventura pelo apoio.

Antes de encerrar quero convidar a nossa equipe da Federasul para vir ate aqui a frente juntamente com o nosso VP Cesar Leite e Paulo Peres.

Meu coração está transbordando de alegria e orgulho pelo trabalho de vocês.

No discurso de posse eu disse: podemos errar e podemos acertar mas vamos fazer. Com esse time é fácil ousar!

Meus amigos, estou emocionada e finalizo agradecendo a presença de todos !

Vamos seguir juntos e fiéis aos nossos ideais com o propósito de congregar as entidades empresariais do Estado em prol do empreendedorismo e das causas relevantes, visando o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

FEDERASUL, paixão por desenvolver e transformar!

Muito obrigada!

Simone Leite

Presidente da FEDERASUL

 

PUBLICADO EM: 13 de dezembro de 2017