ACPA completa 157 anos neste sábado, dia 14

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) completa neste sábado, dia 14, 157 anos de atividades. O sonho de construir uma entidade representativa que estivesse ao lado dos empresários do comércio da cidade sempre esteve na pauta desse segmento produtivo da nossa capital. Por isso, desde a sua fundação, em 1858 através da criação da Praça do Comércio com 92 associados, a Associação Comercial de Porto Alegre trabalha cotidianamente pelo desenvolvimento econômico, político e social do Rio Grande do Sul.
Nos primeiros anos de sua atuação, a ACPA acompanhou diversos acontecimentos que influenciaram o setor produtivo no Estado. Seguindo sua vocação, também estimulou novos empreendimentos, dialogou com os poderes constituídos e lutou por reformas que propiciassem um melhor ambiente para o crescimento do Rio Grande do Sul.
A ACPA também participou da criação da Federasul, em 1927, e, um ano depois, foi aprovada resolução onde o presidente da entidade recém-criada seria também o presidente da ACPA. A ACPA, que hoje se localiza no Palácio do Comércio, ficou, durante 82 anos funcionando na casa de campo do empresário Lopo Gonçalves, localizada na “longínqua Cidade Baixa”. Com a inauguração do Palácio do Comércio, em 1940, a entidade se fortaleceu e dinamizou.


Fonte:  Assessoria de imprensa

[addtoany]
PUBLICADO EM: 29 de abril de 2015