ACIST-SL conhece a estrutura da Sala do Empreendedor

Conhecer a estrutura que o Poder Público municipal oferece para melhorar e ampliar o ambiente de negócios de São Leopoldo. Este foi o objetivo da visita que a diretoria da ACIST-SL realizou no dia 08 de março junto à Sala do Empreendedor, localizada no térreo do prédio da Prefeitura Municipal. Conforme Daniel Klafke, presidente da entidade, obter estas informações faz parte de um dos pilares da revisão do Planejamento Estratégico da Associação. “Nosso propósito é sermos agentes indutores do desenvolvimento econômico local, auxiliando nossos associados no seu processo de crescimento, bem como contribuir para a atração de novos investimentos. Para isto, precisamos conhecer o que é ofertado para o ambiente de negócios e a Sala do Empreendedor é uma ferramenta estratégica para isto”, ressalta Klafke.

Ele esteve acompanhado por Madeleine Hilbk, diretora de Relações Governamentais, e de Maiara Fangueiro, secretária executiva e foram recebidos por Juliano Maciel e Mário Rosito, respectivamente secretário e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, e por Maurício Prass, coordenador da Sala do Empreendedor. 

Sobre a Sala do Empreendedor – A Sala do Empreendedor assegura a entrada única de documentos para abertura, alterações, baixas e licenciamentos de empresas. A estrutura atende à Lei Federal 123/2006, fornecendo informações e orientações sobre os procedimentos necessários para viabilizar a implantação das empresas.

Conforme Maciel, foram realizados movimentos para a qualificação da equipe e da infraestrutura, para diminuir a burocracia e a demora para a liberação de alvarás. Em 2022, a Sala do Empreendedor passou a integrar o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, que oferece uma metodologia que visa estimular o desenvolvimento econômico regional por meio de ações que fortaleçam uma cultura empreendedora. A metodologia aplicada levou a Sala, em 2023, a receber a certificação Diamante de Qualidade em Atendimento, concedida pelo SEBRAE, em conjunto com a Fundação Nacional de Qualidade – FNQ. A certificação reconhece a qualificação do atendimento, desburocratização de processos e modernização. 

Dentre os resultados obtidos, está a redução do tempo médio para formalização de uma empresa, que passou de 100 horas em 2022 para 7 horas em 2023. O tempo para registrar uma empresa em São Leopoldo em 2022 era de 20 horas, em 2023 passou para três horas. Com a adesão da Sala do Empreendedor ao Tudo Fácil Empresas, a abertura de empresas é feita em 10 minutos. Além disso, o investimento no ambiente de negócios em São Leopoldo, figurou em 2023 como um dos municípios que mais abrem novos negócios. 

Em dezembro de 2023, foi assinada a renovação do convênio para o 2º ciclo do Programa, que contará com novos eixos de atuação, como inovação e turismo. 

Os serviços disponíveis na Sala do Empreendedor são Atendimento MEI, Atendimento Vigilância Sanitária, Alvará de Localização e Funcionamento, Microcrédito, Informações sobre Compras Públicas.

Elizabeth Renz

Assessoria de Imprensa ACIST-SL
PUBLICADO EM: 13 de março de 2024