As ações sustentáveis das empresas estarão nos balanços

Além do seu desempenho econômico para subsidiar as decisões, as empresas deverão mostrar suas ações de responsabilidade social

 

                O cenário de formalização das empresas, medido pelas ações contábeis, ganha novo impulso com a digitalização da Junta Comercial do RS e com a inclusão, em breve, nos balanços empresariais, das ações sociais, de governança e sustentáveis. Decisões saudadas pelo presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, que considera a desburocratização um avanço para o empreendedorismo. “Não há mais espaço para convivermos com burocracia estatal”, disse o presidente Anderson Trautman Cardoso.

Participaram do Tá na Mesa desta quarta (01) que destacou o papel da contabilidade no desenvolvimento do Estado, os presidentes da Junta Comercial, Lauren de Vargas Momback; do SesconRS, Flávio Ribeiro Junior e do CRCRS, Márcio Schuch Silveira. Todos mostraram a importância da digitalização e da inovação nos processos de constituição de uma empresa, descomplicando o exercício da atividade empresarial.

         A Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JUCIS) hoje é a primeira no País, em informatização, disse sua presidente, Lauren de Vargas Momback. Ela  informou que a RedeSim está em todos os municípios gaúchos e que é possível abrir uma empresa, de baixo risco, em 10 minutos. “Temos também o Tudo Fácil Empresas e criamos a tecnologia IFRAME onde o empreendedor interage com os demais órgãos, como a Secretaria da Fazenda, sem precisar sair do site da Junta”. Outro destaque da presidente foi a criação da Escola de Registro Empresarial da Junta Comercial que será inaugurada em dezembro deste ano, para fomentar a educação.

         O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do RS (Sescon RS) lembrou a importância da digitalização nos processos que viabilizam a criação de novas empresas e que estão trazendo para o mercado formal muitas atividades que operavam informalmente em função do custo e dos prazos. “A aceleração dos processos que validam documentos também incentivam a geração de mais empregos e trazem mais renda, inclusive para o recolhimento de impostos”, enfatizou Flávio Ribeiro Junior.

         Já o presidente do Conselho Regional de Constabilidade do Estado (CRCRS), Márcio Schuch Silveira, revelou que a nova sigla (ESG), que fala sobre a governança, a sustentabilidade e o social, deverá identificar, no final dos balanços, a atuação de cada empresa. A contabilidade deve contribuir para mostrar mais as empresas. “Não basta gerar informações. É preciso mostrar também a estrutura conceitual de forma objetiva e universal das empresas”, destacou.

         O Tá na Mesa homenageou as três entidades convidadas com uma placa comemorativa. A Junta Comercial pelos seus 145 anos, o CRC pelos 75 anos e o SesconRS pelos 35 anos. Ambos também homenagearam a FEDERASUL pelos seus 95 anos que serão completados em outubro.

 

 

 

 

 

PUBLICADO EM: 1 de junho de 2022