Acompanhe a entrevista da Presidente Camila Calvete, da Assoc. das Escolas Privadas de Eldorado do Sul.
1. Breve apresentação da sua ACI e região ou cidade
A AESPE surgiu da iniciativa de um grupo de mulheres empreendedoras, que possuíam empresas nas áreas culturais e educacionais de Eldorado do Sul, as escolas envolvidas atendem cerca de 1.300 crianças e jovens, além dos cerca de 250 empregos.
A AESPE tem por finalidade lutar pelo bem comum, incrementar a união entre as instituições educacionais, culturais, esportivas e assistenciais de Eldorado do Sul, além de contribuir com ações de cunho social e educacional, junto à comunidade Eldoradense. Possui por um de se seus objetivos, apresentar estratégias que assegurem a cidadania, buscando uma ampla convivência comunitária por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Situado a 12 km de Porto Alegre, cerca de 40 mil habitantes, Eldorado do Sul é o cartão de visitas da metade sul do Estado. O Município integra a área de preservação ambiental do Delta do Jacuí e é privilegiado com a paisagem exuberante das margens do Rio Jacuí e Lago Guaíba, apresentando uma vocação natural para o turismo. A área é integrada por diversas fazendas, pousadas, sítios e parques voltados para o turismo rural.
2. Quais os setores de maior destaque da sua região?
Com localização estratégica no cenário gaúcho, Eldorado do Sul vem se constituindo em um pólo para instalação de empresas de diversos segmentos. Também tem atraído empreendimentos no setor imobiliário, pois alia as facilidades decorrentes de sua proximidade com a Capital a fatores como tranquilidade e qualidade de vida. No setor primário, destacam-se o cultivo do arroz e a pecuária, além da produção de hortifrutigranjeiros.
3. Quais as pautas para o desenvolvimento sócio-econômico dos setores?
Nossas pautas se baseiam em infraestrutura, principalmente no que tange, água, luz e internet, pois Eldorado não possui rede própria desses serviços, fazendo com que fique sem a prestação do mesmo corriqueiramente.
Transporte coletivo intra municipal, para deslocar os trabalhadores até as empresas e indústrias no município. Pois a falta de acesso dificulta a contratação de profissionais da cidade.
4.Quais Os principais desafios deste desenvolvimento?
Engajamento do empresariado para atingir objetivos e demandas coletivas, falta unicidade de ações junto ao poder público.
5. Qual o principal motivo de sua associação e o que espera da FEDERASUL?
Adquirir conhecimento, fortalecer nossa instituição, estabelecer parcerias, criar vínculos com outras instituições, aprender com as formações, palestras e cursos, e contribuir com o crescimento da área educacional privada no estado, fortalecendo o grupo de entidades.
6. Quais as diretrizes estratégicas que a sua ACI defende junto à Federasul?
Atribuir importância as empresas da área educacional junto ao empresariado estadual
Estabelecer vínculos cooperativos de trabalho
Defesa de pautas que beneficiem os empresários do ramo
Estabelecer representatividade de nossa área