Prefeitos reeleitos creditam conquista à redução da máquina pública e fomento ao empreendedorismo

Campões de votos, gestores municipais de Carazinho, Dom Pedrito, Esteio e Lajeado foram os convidados da Live Tá na Mesa desta quarta-feira (25)

REPRODUÇÃO/FACEBOOK/FEDERASUL

Às vésperas do segundo turno, a FEDERASUL ouviu os prefeitos reeleitos que conquistaram um recorde histórico de votos. Em seus municípios, por não possuírem mais de 200 mil eleitores, o pleito se decidiu no último dia 15. O Tá na Mesa foi coordenado pela presidente, Simone Leite.

Reeleito com 85,5% dos votos de Esteio, o progressista Leonardo Pascoal (PP/RS) enfatizou que “governos precisam de resultados práticos, além de cuidar da vida do povo, não se deixando praticar apenas o uso do discurso,  mas fazer ele se materializar”. Com uma estrutura legal desatualizada, o município de Esteio passou por uma reforma de seus códigos de Obras, Plano Diretor (que diminuiu em mais de 80% as dificuldades voltadas à construção e edificação na cidade); implementação da Lei da Liberdade Econômica, além de planos voltados à infraestrutura, tais como de macrodrenagem e asfaltamento.

No Vale do Taquari, a pujante e industrializada Lajeado reconduziu ao segundo mandato o prefeito Marcelo Caumo (PP/RS), que conquistou 71,26% do eleitorado municipal. Perguntado pela presidente Simone Leite sobre o brilhante resultado ele afirmou que “o povo reconheceu a coerência das propostas e, também, a gestão eficiente e o enxugamento da máquina pública. Isso é chamar para si as responsabilidades e sempre dialogar com a sociedade. Estamos a serviço dela”, disse Caumo.

Dom Pedrito, na região da Campanha, depositou 84,14% de seus votos ao prefeito Mário Augusto (PP/RS). O município, um dos maiores em extensão territorial no Rio Grande do Sul, precisou se modernizar e adequar aos padrões da nova economia, bem como da sociedade. “Desde que tomamos posse implementamos a equidade e a igualdade entre as regiões da cidade. Por sermos uma área altamente agrícola, o campo e a cidade são iguais. Nem o centro, nem o bairro são melhores ou piores que o outro”, disse Mário. A permanência na zona rural e a potencialização da área turística e gastronômica, também integram esse plano.  O projeto é acelerar a modernização da cidade em 20 anos até 2025.

Importante região da bacia leiteira no RS, Carazinho teve cinco candidatos no pleito de 2020. O emedebista, Milton Schmitz, derrotou os outros quatro oponentes com 52,3% dos votos válidos. O prefeito reeleito, o que nunca houve na histórica política da cidade, afirmou que “o novo modelo de governança, sem adesão a conchavos e práticas da velha política foram reconhecidas pela população. Fizemos planejamento estratégico, estimulamos o empreendedorismo, e mesmo com uma pandemia, iremos registrar um superávit de oito milhões, em 2020”, disse Schmitz.

Domingo próximo (29), a capital e mais quatro cidades elegerão seus prefeitos. Além de Porto Alegre, encaram as urnas: Caxias do Sul, na Serra; Canoas, na região Metropolitana; Pelotas, no sul do Estado e Santa Maria, região central.

 

Desenvolvimento econômico

Em outro momento, Simone Leite perguntou sobre práticas adotadas para o desenvolvimento econômico. Cada prefeito elencou alguns feitos de sua gestão.

Esteio

  • Incentivos fiscais para instalação de novas empresas na cidade;
  • Extinção do imposto municipal sobre tarifa de transporte público;
  • Reformas tributária; administrativa e legais (regras, normas e decretos).

Lajeado

  • Programas de desenvolvimento econômico e de educação empreendedora;
  • Qualificação da mão de obra (parceria com a UNIVATES);
  • Foco nos pequenos negócios com grande valor agregado.

Dom Pedrito

  • Capacitação profissional via Sistema S e universidades da região do Pampa;
  • Atualização do calendário de eventos;
  • Estímulo e profissionalização da atividade turística.

Carazinho

  • Investimentos na rede pública de educação;
  • Controle e diminuição da máquina pública;
  • Ações e planejamentos estratégicos (superávit).
PUBLICADO EM: 25 de novembro de 2020