5ª jornada de integração ouviu empreendedores de três regiões

Encontro remoto reuniu representantes das Associações Ccomerciais das regiões do Vale do Taquari, do Vale do Rio Pardo e do Jacuí Centro

Na abertura da reunião, o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, introduziu a estrutura do encontro, também explicitando as ações capitaneadas pela entidade nesse primeiro trimestre, principalmente no enfrentamento dos efeitos da pandemia na economia gaúcha. Também falaram os vice-presidentes de Integração, Rodrigo Sousa Costa, e de Micro e Pequena Empresas, Rafael Goelzer saudando os presentes e reiterando a rotina de escuta das jornadas de integração.

Costa enfatizou a necessidade de construir grandes pautas e bandeiras amplas e factíveis, de modo que, estrategicamente, a articulação com os poderes federal e estadual sejam efetivas e tragam retornos aos afiliados da FEDERASUL. Foi lembrado também o sucesso nas articulações junto ao governo do Estado para diminuir as restrições do comércio.

Após, os líderes e representantes das ACI’s falaram suas realidades frente à situação econômica do País, bem como expuseram suas demandas regionais. Entre as várias pautas citadas, destacaram-se a necessidade de obras de infraestrutura para a melhoria da logística do Vale do Taquari, do Vale do Rio Pardo e do Jacuí Centro, como as concessões das rodovias estaduais RS-129, 130 e 453 e construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari.

Portos, hidrovias e melhoria de rodovias, de modo a ampliar a oferta de modais para maximizar o escoamento da produção industrial gaúcha, estiveram entre os argumentos. Além disso, o avanço das privatizações em setores como o energético – uma bandeira da FEDERASUL. “O setor de energia é prioritário para o Estado”, afirmou o presidente Anderson Trautman Cardoso.

Vacinação

O presidente e o vice-presidente Sousa Costa também focaram na defesa da ampliação de vacinação como medida efetiva de combate aos malefícios econômicos causados pela pandemia. Discutiva também a ampliação de horários do comércio para as compras de Páscoa.

[addtoany]
PUBLICADO EM: 22 de março de 2021