Vencedores do Agronegócio são anunciados pela Federasul

 

O 5º Prêmio Vencedores do Agronegócio: Troféu Três Porteiras já tem seus ganhadores. A Federasul revelou, nesta quarta-feira (16), os nove agraciados escolhidos por uma Comissão Julgadora, que examinou os 18 cases inscritos. A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 30 de agosto no Tá na Mesa, que acontecerá, pela primeira vez, na Expointer.

Trata-se de seis vencedores em diferentes categorias e mais três destaques especiais. O prêmio reconhece e destaca o trabalho dedicado ao Agrobusiness além de incentivar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a partir de bons exemplos locais. Os critérios de premiação obedeceram a criatividade e a inovação, a estratégia de negócio, ferramenta de marketing e resultados obtidos. Confira os vencedores:

 

Empresa: Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos LTDA.

Categoria: Indústria de Insumos

Título do case: “NemaControl®: Proteção eficaz sem impacto ambiental

Em 2007, a Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos LTDA criou um insumo microbiológico capaz de eliminar fungos de solo de maneira sustentável diferentemente dos insumos produzidos por métodos convencionais da época. O objetivo foi desenvolver a primeira tecnologia microbiológica brasileira para o controle do nematoide das lesões. O produto foi criado, mantendo-se o foco no ideal de disponibilizar perante os produtores de soja uma técnica eficaz e sustentável para o controle desta doença e promover, assim, a segurança da lavoura, aumentando a produtividade safra após safra. Em mais de nove anos de atuação, a Simbiose Agro é líder em inovação na cadeia de insumos microbiológicos que mudaram radicalmente a forma como os seus clientes trabalham. Hoje, é uma das maiores empresas de insumos microbiológicos do Brasil.

 

Empresa: Dália Alimentos – Cooperativa Dos Suinocultores De Encantado

Categoria: Produção Agropecuária

Título do Case: Associativismo e Tecnologia

 Com o foco na diluição de custos de produção, aumento de produtividade e, por extensão, de renda, a partir da produção leiteira, a Dália Alimentos investiu R$ 20 milhões para a construção de quatro Condomínios Leiteiros Associativos com Ordenha Robotizada. Essas instalações possibilitaram a produção de leite em um único local, de forma coletiva entre os produtores. A novidade ainda garantiu maior preço e melhor qualidade do produto, diante de recursos, mão-de-obra, equipamentos e tempo otimizados.

 

 Empresa: Flora Natural

Categoria: Agroindústria (Processamento)

Título do case: A paixão pelas plantas

 A agroindústria Flora Natural foi premiada pelo case “A Paixão pelas Plantas”, que apresenta todo o cuidado e delicadeza com que a empresa trabalha no processamento das ervas e especiarias, que serão a matéria-prima de indústrias de chás e temperos, laboratórios, farmácias e lojas de produtos naturais de todo o país. Fundada em 1945, a Flora Natural trabalha com processos sistematizados, rastreamento de produtos e equipamentos desenvolvidos durante anos, especificamente para o trabalho com as ervas, prezando pela boa aparência, coloração e padronização dos produtos.

 

Empresa: Tecon Rio Grande S.A

Categoria: Distribuição

Título do case: Tecon como agente gerador de riqueza, via uma gestão de qualidade

Responsável por executar o projeto de ampliação e modernização do Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande, o Tecon já investiu cerca de R$ 250 milhões em equipamentos, tecnologia e expansão do projeto. Com essa dedicação, movida pelo comprometimento e pelo treinamento constante da equipe, junto ao investimento em novos motores e em novas operações de cabotagem e navegação interior (via hidrovia), a empresa conquistou em julho a movimentação de 71.242 TEUs (medida-padrão utilizada para se referir ao volume de um container), um aumento de 6% em relação ao mês anterior e de 12% em comparação a julho de 2016. Atualmente, 14 linhas marítimas semanais escalam o terminal.

 

Empresa: Instituto Rio Grandense Do Arroz – Irga

Categoria: Serviços De Apoio Ao Agronegócio

Título do case: Provarroz – Programa de Valorização do Arroz

O Programa de Valorização do Arroz (PROVARROZ) é um projeto que acontece desde 2016, com o objetivo principal de aumentar o consumo de arroz através da conscientização da população sobre os benefícios do cereal para a saúde. Mais de 40 mil pessoas já foram alcançadas pelo PROVARROZ; considerando mais de 15 (quinze) universidades visitadas em todo o estado.

 

Empresa: Fazenda Quinta Da Estância

Categoria: Sustentabilidade Social, Econômica E Ambiental

Título do case: Sustentabilidade dentro e fora da Porteira

 Com mais de 30 projetos voltados à preservação e à valorização do meio ambiente, a Fazenda Quinta da Estância tem se dedicado, desde 1996, ao tripé da sustentabilidade, sempre respeitando a premissa de pensar globalmente e agir localmente. Para isso, promove encontros com escolas, parcerias com universidades, empresas privadas e organizações não governamentais para incentivar o cuidado e o contato com a natureza. Além disso, prioriza a inovação e o trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa, tendo atingido o crescimento de 14% em 2016, mesmo diante da crise, quando o setor de turismo pedagógico e eventos teve uma queda média de 5 a 8%. A fazenda foi reconhecida como um dos Vencedores do Agronegócio, na categoria Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental.

 

DESTAQUES ESPECIAIS

Empresa: Fraise – Paixão Por Morangos

Categoria: Produção Agropecuária

Título do case: Produzir para um futuro sustentável

 A Fraise é a primeira fazenda de produção de morangos no Brasil a conquistar a Certificação Internacional Rainforest Alliance para Agricultura Sustentável. Com uma atuação séria e comprometida, a empresa emprega alta tecnologia para a conservação dos recursos naturais, para a preservação do meio ambiente, para a produção de alimento seguro, para as condições dignas e justas para os trabalhadores e para as boas relações com a comunidade. A Fraise, destaque especial da categoria “Produção Agropecuária”, tem como objetivo a produção limpa e de alta qualidade para seus consumidores.

 

Empresa: Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo

Categoria: Agroindústria (Processamento)

Título do case: Moinho Cotricampo

 A atuação na cadeia do trigo pela Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo foi reconhecida na categoria Agroindústria (Processamento) com o case Moinho Cotricampo. Dedicada desde 2012 com a ampliação na capacidade de moagem do trigo, a cooperativa investiu em equipamentos para atender diversos segmentos de produtos derivados do grão. O Moinho ainda desenvolve programas de qualidade e capacitação de profissionais para garantir a segurança alimentar do produto.

 

Empresa: Associação Dos Arrozeiros De Alegrete

Categoria: Serviços De Apoio Ao Agronegócio

Título do case: O Empreendedorismo nos Produtos Do Pampa

 Com o case “O Empreendedorismo nos Produtos do Pampa”, a Panela Campeira da Associação dos Arrozeiros de Alegrete promove diversas atividades para incentivar o consumo e a valorização dos produtos campeiros. Entre os eventos, almoços e jantares beneficentes em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), equoterapia, igrejas, capelas e demais entidades e instituições filantrópicas; o lançamento de um Livro de Receitas à Base de Arroz, durante a 10ª Semana Arrozeira de Alegrete; além da parceria com a Microcervejaria La Pampa para a fabricação de cerveja artesanal com base no grão. O case foi destaque na categoria Serviços de Apoio ao Agronegócio.

 

A categoria “Indústria de Máquinas e Equipamentos” não teve case agraciado.

PUBLICADO EM: 17 de agosto de 2017