Desburocratização e modernização do Estado é meta do Cresce RS

. .

Encontro foi marcado por homenagem do Parlamento à reunião-almoço Tá na Mesa

Luís Augusto Lara durante coletiva de imprensa na Federasul – Foto: Rosi Boninsegna

Um Rio Grande aberto ao mercado, sem as amarras burocráticas e o atraso das corporações e os interesses corporativos. Esta é a meta do programa Cresce RSdetalhado nesta quarta (04), no Tá na Mesa, da Federasul, pelo presidente do Legislativo estadual, Luís Augusto Lara. Ele mostrou o viés conciliador, cooperativo e que abrange áreas como Logística, Infraestrutura e Tecnologia/Energia, do programa formatado pelos Três Poderes do Estado, junto de entidades empresariais, tais como a Federasul e aliado à Universidades e organizações da sociedade civil. O foco é facilitar e aproximar o diálogo entre Poderes e órgãos importantes para retirar o freio da burocracia e criar um ambiente amistoso para o empreendedorismo no Estado.

A meta do Cresce RS é destravar e possibilitar a retomada do crescimento econômico, por meio da viabilização e concessão de rodovias, ferrovias e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). Outra possibilidade apresentada por Lara está na simplificação de licenciamentos diversos (PPCI, Ambiental, Alvarás). “Vamos arregaçar as mangas e não mediremos esforços para tirar do papel essas obras que são o sonho de muitas pessoas e o progresso do Rio Grande do Sul”, enfatizou. Além do avanço na parte documental, o programa deve focar, também, na facilitação da concessão de crédito via Banrisul. De acordo com o presidente do Legislativo “o Banrisul só pode continuar sendo público se ele fomentar a economia gaúcha com o foco de agência de fomento que aporte mais recursos em empreendimentos que irão alavancar a economia”.

Lara, que também falou sobre a modernização da máquina pública, disse que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deve respeitar o princípio da arrecadação. “Se o Estado arrecada mais, o repasse deve ser a mais, mas se o Estado for acometido por um déficit, isso deve ser sentido por outros integrantes dos Poderes”.

Homenagem

Simone Leite recebendo a placa alusiva às mil edições do Tá na Mesa, das mãos do presidente Lara, junto do proponente da homenagem, o deputado Ernani Polo – Foto: Rosi Boninsegna

Proposto pelo deputado estadual Ernani Polo, a Federasul foi homenageada pela promoção da reunião-almoço Tá na Mesa, quem em 2019 chegou a sua milésima edição. A placa-homenagem foi entregue na abertura do encontro à presidente da Federasul, Simone Leite, e contou com a presença de parlamentares, tais como Aloísio Classmann; Rodrigo Lorenzoni, Edson Brum; Sebastião Melo e o presidente da ALRS, Luís Augusto Lara.