Brasil precisa reduzir seu custo para seguir o caminho do crescimento

. .

Abordando o tema “Construindo Grandes Negócios”, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) recebeu, nesta quarta-feira (10), um dos responsáveis por levar o principal prato da culinária dos pampas para o mundo: o churrasco. Arri Coser, presidente da MDR, holding que administra as marcas NB SteakMaremonti Trattoria e Pizzaria, é um exemplo de brasileiro que cresceu e venceu os principais desafios da vida. Aos quinze anos, quando saiu de Encantado, no Vale do Taquari, se aventurou no mundo das churrascarias de beira de estrada e dos famosos e fartos rodízios de carne assada. A reunião-almoço foi mediada pela presidente da Federasul, Simone Leite.

Com mais de três décadas dedicadas à gastronomia, Coser afirmou que o crescimento dos negócios, que surgiu no fim dos anos 70, teve seu “boom, na primeira década do ano 2000 se consolidando com ampla e profunda reformulação da marca Na Brasa, em 2013”. Investimos em um novo conceito de marca, cardápios e posicionamento perante o mercado gastronômico mundial, passando pelo respeito ao meio-ambiente e erradicação do desperdício de água e alimentos. Nós ouvimos os nossos clientes!”, afirmou Coser.

O empresário também demonstrou o seu descontentamento em investir no Brasil, que, segundo disse, ”é o lugar onde os empresários mais sofrem”. Para ele, ferramentas como o SPEED e E-Social são bons apenas para o governo. Segundo o empreendedor, é mais um gasto que, no seu negócio, equivale a uma despesa de 10 pessoas no escritório fiscal do grupo, só com a finalidade de interpretar normas técnicas, fiscais e burocráticas. “O excesso de normas, regras e leis atrapalham o desenvolvimento dos negócios em qualquer lugar do mundo”, sentenciou.

Novidades:

Ao ser questionado pela presidente Simone Leite sobre o futuro e o crescimento da marca, Coser afirmou ser “um empreendedor conservador ao extremo”, mas que a MDR está de olho em crescer nos próximos anos, principalmente com a possível aquisição de uma marca de restaurantes com tickets médio de R$ 50,00. Outra surpresa é que Porto Alegre deve receber entre 2019/20 uma loja da Maremonti e da NBMarket¸ espécie de “empório da carne”, onde todos os cortes encontrados nos cardápios da rede, podem ser adquiridos e levados para casa. Azeites, cachaças e vinhos também estão à disposição no espaço.

Homenagem:

No início do Tá na Mesa, a presidente da Federasul, Simone Leite, entregou uma placa-homenagem à presidente do IMAMA-RS (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), Maira Caleffi, pela passagem dos 25 anos de criação do projeto, que busca levar a conscientização e a importância da prevenção ao câncer de mama.