O associativismo do associativismo

 

O trabalho feito por entidades é baseado na união de pessoas em torno de objetivos comuns. É o associativismo, que multiplica forças e dá voz e relevância às demandas de uma coletividade.

Em Canoas, CICS e CDL mantêm uma relação estreita no que diz respeito à soma de esforços. Não se tratam como entidades concorrentes, mas como complementares. Entendem que as ações de uma devem ser reforçadas e apoiadas pela outra.

É com esse espírito que, cada vez mais, ações conjuntas têm ocupado espaço nas agendas dos dois grupos. Já está na quinta edição, por exemplo, o evento “A beleza está no ar”, já consolidado no calendário da cidade.

Recentemente criamos duas iniciativas, compartilhadas desde a concepção: fizemos uma edição especial do Almoço de Ideias, quando foram entregues cartas ao Prefeito e aos Vereadores eleitos, parabenizando-os pela conquista dos mandatos, colocando as entidades à disposição para, de forma propositiva, contribuir com a administração municipal, e deixamos claro que CICS e CDL acompanharão as ações dos nossos representantes. No dia 27/03 fizemos a primeira reunião com o executivo municipal. Fomos muito bem recebidos pelo Prefeito Busato e pela Vice-Prefeita Gisele Uequed e acreditamos que a construção de um caminho de diálogo e proposições está sendo iniciada de forma consistente.

Também lançamos o Empreenda Canoas, um programa de empreendedorismo que tem como parceiro local o Unilasalle. O projeto foi apresentado no dia 20 de Dezembro e já traz as primeiras entregas através de três eventos durante a Semana de Gestão e Negócios, que ocorre do dia 03 a 07 de abril no centro universitário. Além disso, um programa completo de ações que visam aproximar a prática empreendedora da sala de aula contemplando cursos de graduação, turmas de ensino médio e que inclui um projeto social, está sendo criado por uma comissão formada por representantes da CICS, da CDL e do Unilasalle, com as reuniões ocorrendo em rodízio nos três locais. Fique atento, novidades serão divulgadas em breve.

Acreditando sempre na união de forças como a melhor forma de obter resultados, crescimento e ampliar o alcance das iniciativas a fim de contemplar os nossos associados, parceiros e a comunidade local é que procuramos mostrar, na prática, o que pregamos diariamente:  juntos, chegamos mais longe. Vida longa ao associativismo!

Por Marcos Negrini, Vice-Presidente de Comércio