Institucional

Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – FEDERASUL, ao lado do desenvolvimento econômico e social

Entidade de livre associação e sem fins lucrativos, integrante do maior sistema associativo do Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.

Fundada em 28 de outubro de 1927, na cidade de Bagé.

Atualmente, conta com 155 entidades filiadas, reunindo as forças econômicas e produtivas de todos os setores da economia gaúcha: associações comerciais, industriais, de serviço, agricultura e tecnologia. Aproximadamente 40 mil empresas, de todos os portes, participam desse sistema de representação. A FEDERASUL trabalha, também, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca da melhoria da legislação referente ao mercado e dos indicadores de eficiência da gestão pública.

Um pouco de história

Os discursos proferidos no Congresso de Bagé, promovido pela Associação Comercial de Bagé, demonstravam a coerência de sua história. Eles apontavam o protecionismo como “vício econômico”, defendiam a redução do déficit público e a modernização da gestão do Estado e alertavam para os perigos da sobrevalorização cambial.

Com o passar do tempo e a adesão de entidades dos demais setores da economia, a FEDERASUL se consolidou, atuando e tratando dos grandes temas relacionados ao desenvolvimento econômico do Estado, sendo, atualmente, um órgão técnico e consultivo do Governo do RS que representa a força empresarial gaúcha.

Estatuto: Clique aqui para acessar

 

Edital Eleições Conselhos Superior e Fiscal Gestão 2017/2019

Conforme determina o Estatuto Social, a FEDERASUL informa o início do processo de eleição dos seus Conselhos Superior e Fiscal para a gestão 2017/2019. A eleição será dia 22 de novembro de 2017. Os interessados devem registrar as chapas de candidatos até o dia 08 de novembro de 2017 na Secretaria da Entidade (Largo Visconde de Cairu, 17 – 4º andar, Porto Alegre/RS).

Porto Alegre, 14 de setembro de 2017.
Humberto Luiz Ruga
Presidente do Conselho Superior