ACI Montenegro/Pareci Novo realiza reunião-almoço com Simone Leite e Fernando Marchet

Evento discutiu temas políticos e econômicos do País para o ano eleitoral de 2018

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, no Vale do Caí, promoveu na última terça-feira a primeira edição da Reunião Almoço. O evento, que lotou o salão do Clube Riograndense, reuniu as principais lideranças empresariais, políticas, além de integrantes da Associação.

Simone Leite, presidente da Federasul, destacou a gravidade da crise que a economia viveu e o alívio de já estar passando pelo momento de reconstrução. “Infelizmente, muitas empresas ficaram pelo caminho; muitas pessoas perderam qualidade de vida em suas famílias; muitas pessoas estão desempregadas; muitas pessoas passam fome em função de políticas públicas equivocadas. Porque a crise foi ética, foi moral, foi política e teve a pior consequência: a crise econômica”, lamentou.

De acordo com Fernando Marchet, economista e vice-presidente da Federasul, essa retomada econômica tem acontecido de forma lenta, mas já é possível enxergar seus avanços: “Emprego está voltando, as famílias estão com menos dívidas, os bancos recomeçaram o processo de oferta de créditos, a inadimplência tem caído e a capacidade de compra da população voltou”.

Conforme o palestrante, a política tem o grande poder de interferir neste cenário e é preciso que as pessoas estejam cientes que as eleições, os candidatos e, principalmente, quem for eleito, vão estar diretamente ligadas ao ambiente econômico. “São ambientes que se conectam, e devemos estar preocupados em quem eleger, porque isso pode potencializar essa retomada econômica ou interromper esse processo.

Simone também alertou para a importância do empresariado na busca pela retomada do país, principalmente neste ano eleitora. “Está em nossas mãos o futuro do nosso país. Nós não podemos mais nos omitir e pensar ‘Eu não falo de política, esse assunto não entra na minha casa, na minha empresa’. Enquanto nós nos omitirmos, alguém vai ocupar esse lugar, enquanto a política vai interferindo diretamente nas nossas vidas”.

Para o presidente da ACI Montenegro/Pareci Novo, Karl Heinz Kindel, trazer o tema “momento econômico versus eleições presidenciais”, com um viés bastante técnico, tem como objetivo alertar os empresários para este momento único. “A proposta é que o empresariado tenha também conhecimento deste cenário, que interfere diretamente na sua atuação no mercado”, concluiu.

 

Colaborou: Imprensa ACI Montenegro/Pareci Novo

Fotos: Divulgação  ACI Montenegro/Pareci Novo

PUBLICADO EM: 15 de maio de 2018