Os exemplos inspiradores

Cinco atitudes inovadoras adotadas pelas entidades de classe foram selecionadas e apresentadas na manhã deste sábado (08) no Congresso da Federasul

08/07/2017 - CANELA, RS - CONGRESSO DA FEDERASUL 2017 - LIDERAR TRANSFORMAR - Cases de sucesso de entidades empresariais do RS e do Brasil - Associação de Braço do Norte, gestão de soluções orientada por resultados. Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer.

Cases de sucesso de entidades empresariais do RS e do Brasil – Associação de Braço do Norte, gestão de soluções orientada por resultados. Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer.

Fazer a diferença, construir soluções e buscar alternativas com criatividade foram os requisitos da seleção de cases vencedores adotados pelas entidades de classe. Trata-se de soluções inovadoras, que conquistaram sucesso e trouxeram receita às Associações Comerciais.

Nesta edição do Congresso da Federasul, foram selecionados cinco exemplos de soluções criativas e rentáveis. Três foram gestados e são aplicados em Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Lajeado, Rolante/Riozino, Flores da Cunha) e dois de Santa Catarina (Friburgo e Braço do Norte).

Os cases foram apresentados no Congresso da Federasul na abertura do segundo e último dia do evento. que expressa a opinião da Federasul sobre o cenário atual com sugestões de medidas para serem adotadas para enfrentar a crise política e econômica.

A seguir, um resumo dos cases selecionados:

Lajeado:

A fiscalização e o combate ao desperdício de recursos públicos é a missão do Observatório Social (OS), criado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado em 2011. Consolidando-se como uma das entidades empresariais mais atuantes do Estado, a ACIL foi fundamental para a criação e manutenção da instituição, monitorando todos os procedimentos licitatórios do município, promovendo a transparência nas informações públicas e realizando projetos de fiscalização de obras e de promoção da execução fiscal. O projeto, sustentável e autossuficiente, é um dos braços de atuação da associação, que é sua principal mantenedora.

 

Flores da Cunha

Com todas as dificuldades e desafios econômicos propostos pela década de 1990, o Centro Empresarial de Flores da Cunha, chega aos 27 anos com uma marca muito importante: das entidades sem fins lucrativos mais expressivas da serra gaúcha. Ao longo de sua trajetória a organização sempre buscou representar as diversas forças produtivas do município, bem como estimular a competitividade e integração setorial, visando o desenvolvimento econômico regional, tendo a inovação como força motriz da associação, que credita à ética e transparência nas relações e atitude visionária e pró-ativa, o sucesso desta jornada, de quase três décadas.

Além do desenvolvimento da economia da serra, a entidade buscou se aperfeiçoar e proporcionar aos seus associados, cursos dos mais variados tipos, Coaching e MBA. Quase 3.700 pessoas foram capacitadas e mais de 1.500 horas de cursos. Apenas em 2016 o Centro Empresarial recebeu 10 mil pessoas e promoveu dezenas de eventos, cursos e workshops. Atualmente a entidade possui mais de 1300 associados, um crescimento de quase 250% em 9 anos, comparados a 2008, quando registrava cerca de 540 associados.

Rolante e Riozinho:

O desenvolvimento do projeto de planejamento estratégico de Rolante 2035 é destaque na Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho. Implantado há dois anos, o programa já consolidou suas determinações e seu mapa estratégico, em acordo com a comunidade, tendo economizado mais de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos e fortalecido as empresas locais. Os planos ainda esperam a organização de grupos cooperativos e associativos para investimentos na cidade e o posicionamento da administração municipal e entidades locais pela continuidade do programa.

Braço do Norte (SC)

A Associação Comercial do Vale do Braço do Norte, em Santa Catarina, evoluiu em sua jornada de quase 24 anos de existência na criação de sistemas de benefícios e controle dos mesmos. Os ramos por ela controlados passam por gestão de alimentação, controle de frota e gestão em saúde. Atualmente a ACIVALE possui mais de 350 associados e 12 soluções empresariais.

Fraiburgo (SC)

Com mais de duas décadas e 60 associados, a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) dedicou-se a implementação de núcleos gestão, de acordo com os ramos e a capilaridade dos negócios presentes na região e de seus associados. Possui grupos de soluções empresariais, que possibilitam aos parceiros uma administração e gestão dos negócios, com modernidade e integração, proporcionando o crescimento por meio do pensamento colaborativo e reforço no marketing institucional.

PUBLICADO EM: 8 de julho de 2017